No próximo ano lectivo, vão entrar em funcionamento em Penafiel dois cursos profissionais técnicos da Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Marco de Canaveses (EPAMAC). As inscrições já estão abertas.

Em causa está o novo Curso Técnico de Controlo de Qualidade Alimentar e também o Curso Técnico de Produção Agropecuária, ambos com a duração de três anos lectivos.

Estes cursos são gratuitos e oferecem alimentação, alojamento, transporte, material de estudo e visitas de estudo, segundo informa nota de imprensa do município.

No final, os alunos recebem um Certificado de Qualificação Profissional de nível 4, de Técnico de Produção Agropecuária ou de Técnico de Controlo de Qualidade Alimentar,
que dá equivalência ao 12.º ano, permitindo, desta forma, o ingresso no mercado de
trabalho ou o acesso ao Ensino Superior.

As saídas profissionais estão relacionadas com: unidades agro-industriais, incluindo fábricas de alimentos compostos para animais; hipermercados; mercados abastecedores; cooperativas agrícolas; explorações agrícolas; laboratórios de análise de alimentos e embalagens; laboratórios de análises de águas potáveis; empresas agro-industriais (leite e lacticínios, carnes, vinicultura); serviços do Ministério da Agricultura; empresas ligadas ao ramo secundário e terciário; zonas agrárias/ explorações agro-turísticas; entre outras.

Os cursos, cujas candidaturas já estão abertas no site da EPAMAC, vão decorrer na sede da Confraria do Presunto e da Cebola do Tâmega e Sousa, situada na freguesia de Marecos.

A realização destes cursos no concelho surge de um protocolo entre a Câmara Municipal, a EPAMAC e a Confraria do Presunto e da Cebola do Tâmega e Sousa, para a criação de uma turma de ensino profissional desta escola em Penafiel. Desta parceria, fazem ainda parte a Escola Secundária de Penafiel e o Agrupamento de Escolas Joaquim de Araújo.