Ao contrário do que muitos tentam apregoar, a nossa Câmara Municipal tem cumprido com as suas obrigações, no que à recolha de animais errantes diz respeito, dentro das competências que nos são atribuídas por lei.
Para além disso, ainda este ano preparou e inaugurou um parque canino, em pleno parque da cidade, criando, assim, um espaço único para os amiguinhos de quatro patas poderem correr e brincar com os seus donos, sem incomodar quem passeia, brinca ou pratica desporto no restante espaço do parque.
Se não é único no país, será um dos poucos que existem em Portugal.
Para além disso, temos procurado melhorar as infra-estruturas do canil e temos o projecto pronto de alargamento e criação de gatil. Submetemos uma candidatura à DGAV, no âmbito do projecto nacional que o Governo lançou para apoiar, e bem, os Municípios nesta matéria, no seguimento da famosa Lei 27/2016. Aguardamos a resposta à mesma, mas contamos que a mesma venha, naturalmente, aprovada.
O Município adquiriu também este ano um veiculo novo, para uso único e exclusivo do serviço de canil e veterinário municipal. Era uma necessidade sentida já há algum tempo e foi agora possível colmatar essa lacuna.
Criámos e lançámos a campanha “Adopte um amigo. Não abandone!”. Presente na cidade e em todos os grandes eventos, pretendemos alertar a comunidade para este problema. Sensibilizar as pessoas para um problema que é de todos e não só do Município. Um problema que existe porque as pessoas têm esses comportamentos irreflectidos e nada éticos ao abandonar os animais na rua, sem terem onde dormir nem o que comer. Animais esses que se multiplicam, adoecem, enraivecem e, por vezes, tornam-se perigosos. São, de facto, um problema de saúde e segurança pública e é aí que entram as autarquias locais.
Quisemos, pois, criar melhores condições de incentivo à adopção de animais do nosso canil. A pagina do facebook é uma grande ajuda, pois permite fazer chegar as fotografias dos patudos a um grande público, mas era preciso mais. O Município passa, assim, a oferecer a vacinação, desparasitação, identificação electrónica (microship) e esterilização a todos os animais adoptados no nosso canil. Não há, por isso, razões para não adoptarem um amigo!
Para continuarmos este trabalho, cujos resultados só começarão a aparecer a médio/longo prazo, estamos em fase de aprovação de um regulamento municipal de incentivo e promoção do controlo da reprodução de animais de companhia de detentores residentes em Penafiel. Este regulamento estabelecerá as condições de acesso à esterilização gratuita dos animais de companhia de famílias com rendimentos baixos. Existirão escalões, tal como existem noutras medidas de apoio social do Município, e poderão assim apresentar a sua candidatura a esse apoio.
É importante que a comunidade perceba que só mudando de comportamentos, poderemos, juntos, resolver esta questão que nos preocupa a todos.
Os meios que a Câmara Municipal possa disponibilizar e todos os esforços que possa desenvolver serão sempre insuficientes se a nossa comunidade não colaborar, mudando de atitude.
Veja-se o exemplo da Penafidelense Cátia Ferreira que lançou recentemente o seu primeiro conto infantil – Paiva, o gatinho amarelo, onde a questão do abandono e adopção de animais está presente. Também a Cátia com o seu conto vai com certeza sensibilizar e alertar aqueles que o lerem e está a dar o seu contributo nesta missão que é de todos.
Contamos convosco! Ajudem-nos a fazer de Penafiel um exemplo também nesta matéria!