A terceira edição do Penafiel Racing Fest vai arrancar na cidade entre 28 e 30 de Junho com várias novidades nos circuitos e não só. Duas delas são o radiomodelismo, que vai incluir provas de carros telecomandados para miúdos e graúdos, e corridas para crianças em carrinhos a pedais.
“Nos anos anteriores, reparámos que na Fun Zone era necessária qualquer coisa que pudesse entreter as crianças. Este ano, decidimos fazer uma parceria com o Mc Donald’s de Penafiel, chegamos lá com uma proposta de um projecto para uma corrida de carrinhos a pedais e acho que vai ser muito giro”, explicou Óscar Coelho, da organização do evento, ao Verdadeiro Olhar, durante a apresentação do Penafiel Racing Fest nesta sexta-feira.
“Contamos que as crianças se divirtam muito. Contamos que serão bastantes e de qualquer zona. A nossa pista vai ser muito idêntica às de karts, adequada às crianças dos seis aos 11 anos”, explicou Ana Rita, representante desta prova, que referiu ainda que os participantes, que terão de se inscrever, vão ter direito ao capacete, carro e fato.
Este ano, também as zonas de espectáculo foram reforçadas com melhor sinalética, com mais zonas de estacionamento e melhores acessos. Já a Fun Zone, que habitualmente tem programação cultural (com bandas ao vivo e dj sets), vai passar agora a contar com uma praça de alimentação, um parque de exposição de viaturas icónicas e de empresas do sector, uma parede de escalada, um touro mecânico e insufláveis, bem como as provas de carros telecomandados com competição e testes abertos ao público e o Mc Donald’s Rally Kids (corridas de carrinhos a pedais).
António Coelho, representante do radiomodelismo, explicou que vão ter três pistas (duas na zona do Jardim do Calvário, onde vai ser a competição no domingo, e uma pista livre para o público em geral na Fun Zone) recriadas à escala 1/10, visto que os carros telecomandados são nessa medida. “Apesar de ser uma estreia, estamos confiantes que vamos conseguir juntar muita gente”, afirmou.
A terceira edição do evento vai contar também com presenças especiais como o emblemático Ford Escort RS1800, a viatura onde o homenageado e penafidelense Joaquim Santos se sagrou tetra campeão nacional, e ainda a presença da stunt driver Christine GZ, piloto oficial da Dynamics (equipa de bajas norte americana) entre outras personalidades do mundo dos desportos motorizados.
Está prevista a participação de mais de 200 pilotos de diferentes modalidades em pistas pela cidade
Ao todo, já há 140 pilotos inscritos, mas Óscar Coelho acredita que “facilmente” vão “ultrapassar os 200 inscritos do ano passado nas várias modalidades”. Vêm de vários pontos do país, mas também de outras regiões do mundo, como Holanda, Espanha, Itália, Inglaterra e Bélgica.
As provas vão dividir-se em Rali, Superenduro Urbano, Trial Urbano 4×4, Rali de Regularidade Históricos, Drag Race e uma Corrida Popular de Motos 50cc.
No Superenduro e no Trial Urbano 4×4 vai haver um circuito novo e com a intervenção de artistas urbanos nas pistas.
“Este ano, vamos ter uma pista 100 por cento visível, com cerca de 400 metros quadrados, o que será bom para os pilotos, para quem organiza e para o público”, sublinhou Marcos Ferreira, representante do Superenduro. Já Agostinho Barbosa, que representa o Trial Urbano 4×4, referiu que vão manter os moldes do ano anterior, usando a avenida principal para os obstáculos e para a competição, que será no sábado à tarde e ao início da noite. “É uma das provas que mais espectáculo consegue atrair pela dimensão dos carros em si. Estamos integrados na zona histórica da cidade, na avenida principal, o que torna o espectáculo muito aliciante para quem participa e mesmo para quem assiste”, acrescentou.
Uma das provas que vai percorrer algumas freguesias do concelho de Penafiel, nos circuitos do Rally Taça Joaquim Santos, é a Regularidade de Históricos. Passa por Rio de Moinhos, Boelhe, Luzim e Vila Cova, Guilhufe-Irivo e Rans-Milhundos.
“A expectativa é sempre que seja o mais calmo possível, ou seja, partindo-se do princípio que será uma prova de regularidade histórica, as médias nunca ultrapassam os 50 quilómetros/hora. Também não dá para distrair muito nem ver muito as paisagens porque, de facto, para atingir essa média em carros da década de 20/30, é preciso um bocado de esforço, quer da parte do piloto, quer do próprio carro”, descreveu Adriano Campos, representante da categoria Regularidade de Históricos, explicando que estas “são provas com um cariz histórico, de saudade, que fazem lembrar as provas anteriores”.
Adriano Campos apontou ainda que no Clube Penafidelense de Automóveis Antigos estão envolvidos mais de 600 sócios “e por aí se vê que há muitos amantes de carros antigos, alguns com 10 viaturas, outros com uma e outros há que não têm nenhuma, são simplesmente amantes”.
Para Joaquim Santos, ser homenageado neste evento dando nome a um dos troféus “significa bastante” e “é uma satisfação”. Contou ao Verdadeiro Olhar que foi “o primeiro piloto de automóvel no concelho” – que, “neste momento, já deve ter mais de cem” – e que, com cerca de sete anos, já se oferecia para lavar o carro, “não porque o queria limpar, mas sim com a vontade de andar os cinco/dez metros para tirá-lo da garagem”. “É um vício que já vem de longe”, lembrou.
Quanto à modalidade das corridas de motos clássicas 50cc e 85cc vão ter melhores condições para o público e para os pilotos, segundo garantiu a organização. Paulo Cardoso, representante desta categoria, garantiu que o circuito “é muito espectacular porque tem várias vertentes: paralelos, alcatrão, subidas, rectas, gincanas”. “É ali em redor do Jardim do Sameiro, tem boa visibilidade para o público, é espectáculo garantido”, continuou.
A Drag Race deste ano “terá um formato diferente das duas últimas edições”, adianta Daniel Ribeiro, representante desta modalidade. “Vamos ter umas verificações técnicas da parte da manhã e durante todo o dia vamos ter prova, enquanto que nos outros só tivemos a parte da noite mesmo”, explica. “Tem tido sempre uma adesão muito grande a nível de público, tem uma boa visibilidade em toda a prova. É uma recta em que as pessoas vêem do início ao fim e também penso que é por aí que as pessoas gostam da prova”, conclui.
A prova de rali irá ser realizada em dois dos três dias do evento que começará na sexta-feira à noite com a super-especial, dois troços nocturnos e, no sábado, dois troços repetidos na parte da tarde. “Será talvez a prova que se alarga mais dentro do concelho. Percorremos algumas freguesias e, essencialmente a parte final, que será de festa, será aqui no centro”, afirmou Joaquim Neves, que representa esta categoria.
O centro nevrálgico do Penafiel Racing Fest situa-se no Campo da Feira e na Assembleia Penafidelense, sendo que, durante os três dias, as provas vão ser realizadas maioritariamente no centro da cidade (Avenida Sacadura Cabral e Campo da Feira), zona circundante do Jardim do Sameiro, Praça da Escritaria, Variante do Cavalum e nas freguesias de Guilhufe, Urrô, Irivo, Rans, Duas Igrejas, Rio de Moinhos, Boelhe, Luzim e Vila Cova.
“Achamos que é para continuar porque tem um retorno manifesto”
“O público pode esperar uma festa de desporto motorizado muito grande”, sublinhou Óscar Coelho. “Tem estado em crescimento constante, apesar de que tentamos manter os mesmos moldes iniciais, juntamente com os clubes, de forma a que as seis provas que compõem este evento, que são as peças fundamentais para que esta máquina funcione, continuem a funcionar bem”, rematou.
“Este ano vai, com certeza, haver ainda mais gente a visitar a nossa cidade e o nosso concelho para assistir a este festival de desportos motorizados que é único na Europa”, garantiu Antonino de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Penafiel.
O presidente sublinhou que a preocupação deste evento “é sobretudo com o entretenimento”, uma vez que junta seis modalidades no mesmo fim-de-semana e na mesma cidade, o que “torna muito apelativo para quem gosta dos desportos motorizados e até para aquele público que não gosta de se deslocar para os montes para poder assistir ao espectáculo, tem aqui a possibilidade de o fazer num ambiente urbano, com mais conforto”.
Aponta ainda para milhares de visitantes que se vão deslocar à cidade nessa altura e que vão “mexer com a actividade económica do concelho”, resultado também da aposta “muito forte” na comunicação que Antonino de Sousa referiu. “Achamos que é para continuar porque tem um retorno manifesto e, por um lado, o nosso concelho tem um número de apaixonados, de fãs dos desportos motorizados muito grande e temos o piloto de ralis mais titulado de sempre do nosso país, Joaquim Santos”, acrescentou.
O Penafiel Racing Fest é uma organização conjunta da Câmara Municipal de Penafiel e da CDDC-Cooperativa para o Desenvolvimento Desportivo e Cultural, contando ainda com a
parceria de vários clubes e instituições do Concelho.