Penafiel Racing Fest já arrancou e com “segurança garantida”

Neste sábado há provas Trial 4x4 Urbano, Drag Racing e domingo é dedicado aos clássicos

0

A terceira edição do Penafiel Racing Fest arrancou na sexta-feira e trouxe centenas de pessoas às ruas numa noite amena. A segurança, uma das principais preocupações neste tipo de eventos, “está garantida”.

Pelas 22h00 já as ruas do centro da cidade estavam repletas de curiosos e amantes de desportos motorizados. Muitos aparecem por apreciarem o tipo de provas em questão (Rali, Superenduro Urbano, Trial Urbano 4×4, Rali de Regularidade Históricos, Drag Race e Corrida Popular de Motos 50cc), mas outros apenas vêm pelo ambiente e convívio.

É o caso de Helena Teixeira, que vive em Penafiel e costuma vir ao evento “só pelo ambiente”. “Acho interessante. Gosto mais da parte das motas e também esta parte dos carros aqui expostos no Largo da Feira”, conta.

Foto: Ana Regina Ramos/Verdadeiro Olhar

No compasso de espera entre o rali e as finais de Superenduro, Carlos Moreira, que estava com os amigos de Penafiel, Gabriel Sousa e Sara Correia, revela que já têm todos “este bichinho”. Gabriel Sousa diz que gosta de carros e de motas e que o que o motiva a vir é “a adrenalina”.

Foto: Ana Regina Ramos/Verdadeiro Olhar

“Desde o início, o nosso objectivo não é só captar os aficcionados do desporto motorizado, que são muitos aqui. Queremos também levar este desporto àquela pessoa que normalmente não se interessava. Hoje em dia, temos visto que, especialmente na nossa região, voltamos a restaurar o hype que havia nos anos 80 e isso é bom”, refere Óscar Coelho, da organização do evento. Explica que trouxeram bandas e dj’s para a Fun Zone de modo a torná-la “mais family friendly”, o que “garante a sustentabilidade do evento e faz com que, no futuro, as crianças passem a gostar de ver as motas, os carros e queiram ser pilotos também”.

Para o presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, “aqui o que conta não é a competição e sim o lazer e usufruir desta oportunidade de sentir e viver o espírito dos desportos motorizados neste ambiente mais urbano”.

Já na Fun Zone, acompanhados por música alta, dois amigos de Penafiel que se encontraram, por acaso, no local conversavam. Gaspar Sousa já está habituado a estas andanças, já que gosta de desportos motorizados e costuma ver o rali em Lousada e Baltar.

Foto: Ana Regina Ramos/Verdadeiro Olhar

“Não é em todo o lado que se encontra este tipo de desporto motorizado e acho que se vem muita gente é porque realmente se gosta. E as pessoas aproveitam e visitam Penafiel, que acaba por estar cheia de gente e isso é que é bom. É divertido e diferente. Além do espectáculo em si que é giro”, refere.

Já o amigo Joaquim Dias explica que apenas vem a este tipo de eventos “muito esporadicamente” e “mais pelo convívio”, mas revela gostar de provas todo-o-terreno.

“O facto de ser de Penafiel o campeão de ralis mais medalhado de sempre, Joaquim Santos, foi naturalmente um facto que inspirou esta paixão que os penafidelenses têm pelos desportos motorizados. Nas diferentes modalidades temos muitos penafidelenses que têm tido muito sucesso e claro que isso inspira a que outros gostem também e que haja um público que é muito fiel, muito próximo e que vai acompanhando sempre tudo aquilo que acontece”, refere Antonino de Sousa, explicando, contudo, que há visitantes de todo o país e mesmo além fronteiras.

Óscar Coelho acrescenta que se nota “um aumento muito grande de pessoas da Galiza”, que vêm ver, mas também participar. O segredo para o sucesso, garante: “É unir o que está disperso, é pegar nos clubes todos que temos e nas associações e organizações e com o apoio pessoal do presidente cozinharmos aqui a nossa sopa da pedra”.

Foto: Ana Regina Ramos/Verdadeiro Olhar

Este ano, o radiomodelismo, com provas de carros telecomandados, e o Rally Kids são duas das novidades, presentes na Fun Zone. Muito atento aos vários carros telecomandados que se punham em fila estava Pedro Duarte de cinco anos, que costuma brincar com estes veículos em miniatura. A mãe, Margarida Coelho, também de Penafiel, conta que “ele queria vir ver os carros e as motas”.

Foto: Ana Regina Ramos/Verdadeiro Olhar

Uma das melhorias introduzida foi também no horário das provas. “Reparámos que acabávamos as provas já muito tarde, então, tentámos fazer com que as provas do Superenduro, especialmente, os treinos livres, treinos cronometrados, pudessem ser mais cedo”, revela Óscar Coelho.

“Segurança está garantida”

“Temos sempre uma preocupação muito grande com as questões da segurança e temos a noção de que este tipo de eventos acarreta sempre uma dose de risco, que é incontornável. O trabalho foi feito, a prevenção foi trabalhada de forma muito intensa, mas é preciso termos sempre também a estrelinha da sorte para que tudo corra da melhor forma”, afirma o autarca. Acrescenta ainda que as colectividades que estão envolvidas e esta organização “estão tão habituadas a organizar provas e competições” e que as forças de segurança do concelho, o INEM e a Protecção Civil estão “todos organizados e envolvidos para que estas questões estejam o mais acauteladas possível”.

Óscar Coelho defende que “a segurança está garantida, cada vez mais”, e que têm vindo a limar pormenores relativamente aos anos anteriores.

Foto: Ana Regina Ramos/Verdadeiro Olhar

Durante este sábado, o Penafiel Racing Fest vai receber o Trial 4×4 Urbano e Drag Racing, no centro da cidade e na variante do Cavalum, acompanhados pelas provas de radiomodelismo e o McDonald’ s Rally Kids na Fun Zone.

No domingo, o dia é reservado aos clássicos. Das 9h45 às 14h30, o evento recebe a prova de Regularidade Históricos (em Guilhufe – Irivo, Rans – Milhundos e Rio de Moinhos – Vila Cova) e uma Corrida de Motos Clássicas 50cc e 85cc no circuito do Sameiro. Estas provas vão ser novamente acompanhados pelo radiomodelismo e o Rally Kids.