Penafiel voltou a pedir ao Governo que o deixe construir e assumir o custo de construção de uma rotunda, na saída da A4, na intersepcção com a variante à EN106, que liga o município a Lousada.
Apesar de não ser da sua responsabilidade, o local regista inúmeros acidentes, tendo o mais recente ocorrido este fim-de-semana com uma vítima mortal.
A autarquia, que já manifestou, diversas vezes, esta sua pretensão, volta a insistir com o Governo e com as Infraestruturas de Portugal (IP), para a” necessidade de se construir uma rotunda” naquela zona.
Apesar de se tratar de uma estrada nacional, da responsabilidade da IP, “a Câmara Municipal de Penafiel recorda que já se tinha disponibilizado para assumir toda a obra, inclusive os custos da mesma, como forma de reduzir um ponto de elevado perigo e sinistralidade”.
Ainda recentemente, o edil local, tinha comunicado ao ministro Pedro Nuno Santos e ao vice-presidente da IP esta “disponibilidade total da autarquia para assumir a obra, mesmo não sendo da sua responsabilidade ou competência”.
Porque para Antonino de Sousa não se pode “andar a empurrar, sistematicamente, este assunto”. E se “os organismos nacionais não podem, não se interessam ou não têm condições para resolver o problema, que nos deixem intervir”.
“É uma obra fundamental para reduzir a sinistralidade e evitar a perda de mais vidas”, frisou o presidente do município.
Desde 2016 que, a Câmara Municipal de Penafiel tem trocado várias missivas com as autoridades nacionais e até fez projectos de arquitetura que apresentou à IP. Também disponibilizou “todos os demais elementos solicitados, designadamente, estudos de tráfego que também foram exigidos”, recorda o município, numa nota.
O objectivo da obra proposta passar por em “reduzir a sinistralidade numa zona muito sensível, onde passam milhares de carros diariamente e que tem registado muitos acidentes”.
Além disso, “a intervenção naquele troço, iria também permitir a redução do trânsito dentro da própria auto-estrada, que, por vezes, chega a ficar congestionada na saída para Penafiel”, conclui a edilidade.