Depois de ter distinguido, nos últimos anos, figuras da área social, da educação, do desporto, da cultura e empresas e empresários, a Câmara Municipal de Penafiel vai homenagear, nos 249 anos de elevação de Penafiel a cidade, personalidades ligadas à Protecção Civil.

No total deverão ser entregues sete Medalhas de Ouro e três Medalhas de Mérito Municipal Douradas. Os nomes, já aprovados em reunião de executivo, são hoje submetidos à Assembleia Municipal. As cerimónias decorrem, como habitualmente, a 3 de Março.

Com a Medalha de Ouro Municipal, a autarquia pretende distinguir António Alberto Vieira Simões, penafidelense que fez carreira no ensino, foi vereador na Câmara de Penafiel, estando ligado ao FC Penafiel e que desempenhou funções directivas nos Bombeiros Voluntários de Penafiel, no conselho fiscal, na assembleia geral e 15 anos como presidente.

A mesma distinção deve receber António Ribeiro Rodrigues (Paulino), também natural de Penafiel. O antigo Polícia de Segurança Pública fundou várias instituições culturais e está ligado aos Bombeiros de Penafiel há décadas, tendo assumido as funções de comandante da corporação durante mais de 13 anos (saiu por limite de idade).

Francisco Pereira Moreira, natural de Guilhufe, que fez carreira como professor do ensino secundário e foi comandante dos Bombeiros de Penafiel também está entre os elementos a homenagear.

PUBLICIDADE

António da Silva Rodrigues Fontes é outro dos nomes indicados a receber uma Medalha de Ouro. Natural de Entre-os-Rios, esteve ligado à corporação de bombeiros com o mesmo nome durante mais de 30 anos, 20 deles como presidente da direcção.

Também pela ligação aos Bombeiros Voluntários de Entre-os-Rios, a Câmara Municipal quer medalhar Manuel Luís Soares das Neves, que foi presidente do conselho fiscal, tesoureiro, vice-presidente da direcção, segundo comandante e comandante da corporação, este último cargo durante 11 anos.

Por fim, pelas ligações à corporação dos Bombeiros de Paço de Sousa, estão na lista dos homenageados José Maria dos Reis Sousa e Vítor da Cunha Rocha. O primeiro, natural de Urrô e antigo gerente bancário, presidiu à associação humanitária em diferentes momentos e foi responsável por negociar a aquisição do terreno para o novo quartel. Já Vítor Rocha foi secretário da direcção da corporação durante uma década e depois comandante da mesma por vários anos.

Quanto às Medalhas de Mérito Municipal Douradas serão entregues a António Vieira dos Santos, licenciado em Medicina que colabora com a VMER do Vale do Sousa desde 2004; Manuel Filipe Serralva Alves, também médico dedicado à emergência médica, ligado à VMER do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa desde 2007; e Pedro Luís Moreira Nunes Ferreira, enfermeiro do serviço de urgência geral do CHTS e enfermeiro operacional da VMER do Vale do Sousa.