A Câmara Municipal de Penafiel e a Rede Social de Penafiel organizam, no dia 7, no auditório do Museu Municipal, o seminário “Desafios institucionais: cuidar em rede”, enquadrado na temática do envelhecimento activo.
Segundo a autarquia, o debate tem como objectivo dar a conhecer a importância do trabalho institucional em rede e a valorização da qualidade de vida dos idosos.
A sessão começa, pelas 10h00, com um momento musical intitulado de “Hino das IPSS’s de Penafiel”, criado para o evento e protagonizado pelos utentes seniores das instituições do concelho.
Segue-se a sessão de abertura com Antonino de Sousa, presidente do Conselho Local de Acção Social (CLAS) de Penafiel; Miguel Cardoso, Director do Centro Distrital da Segurança Social do Porto; e Joaquim Rodrigues, presidente da Associação para o Desenvolvimento de Rio de Moinhos e representante das IPSS’s da Rede Social de Penafiel.
O seminário vai contar com a presença de vários especialistas no envelhecimento activo que vão debater temas como “intervenção com seniores: uma experiência sustentada na partilha; “cuidados humanizados nas pessoas idosas”; “maus tratos nas pessoas idosas (qual o caminho)”; “envelhecimento activo: boas práticas intervencionais”; “promoção da qualidade de vida dos idosos” com sessão de risoterapia.
Para além dos debates, também haverá um momento de teatro “Porque ninguém vive demais”, interpretado por Grupo de Teatro de Fridão.
Entre 5 e 9 de Dezembro, o Museu de Penafiel acolhe também uma exposição com trabalhos realizados pelos utentes das IPSS’s do concelho.