Os concelhos de Penafiel, Paredes, Lousada, Paços de Ferreira voltam a fazer parte do leque de municípios que integram os Fins-de-Semana Gastronómicos, iniciativa organizada pela Entidade Regional de Turismo Porto e Norte de Portugal (TPNP) que arranca este sábado e se prolonga-se até Novembro de 2020.
O evento conta com mais de mil restaurantes, o envolvimento de 78 dos 86 municípios da área da TPNP, sendo que no decorrer do mesmo serão servidas cerca de 210 receitas regionais.
Na região, o primeiro concelho a receber os Fins-de-Semana Gastronómicos é Paços de Ferreira, de 6, 7 e 8 de Dezembro, seguindo-se Penafiel, de 14 15 e 16 de Fevereiro, Paredes, de 20, 21 e 22 de Março, e Lousada, de 20, 21 e 22 de Março.
Valongo optou por não aderir.
A edição deste ano dos Fins-de-Semana Gastronómicos vão envolver 500 empreendimentos turísticos e 350 quintas, adegas e espaços enoturísticos. À mesa destes Fins-de-Semana Gastronómicos estarão, ainda, mais de 100 receitas de doçaria tradicional e conventual, 50 produtos qualificados e vinho proveniente de cinco denominações.
Citado em comunicado, o presidente da TPNP, Luís Pedro Martins, na apresentação desta 12.ª edição, que decorreu em Felgueiras, realçou que este é o maior projecto público-privado do país no que ao produto turístico de gastronomia e vinhos diz respeito.
Luís Pedro Martins sustentou, também, que os Fins-de-Semana Gastronómicos “é um dos produtos mais estruturantes para a consolidação da oferta turística da região e da imagem do destino no contexto nacional”, sublinhando que a gastronomia e o vinho têm a capacidade de contribuir para o aumento da estada média e da fidelização ao destino por via da revisitação, bem como para o aumento do consumo.
O responsável pela TPNP defendeu ainda que este evento potencia o empreendedorismo empresarial, atenuando a sazonalidade, além de criar e consolidar postos de trabalho. Ainda de acordo com Luís Pedro Martins, “são mais de 180 mil as pessoas que trabalham directamente para este produto na região”, acrescentando que este evento é um exemplo de como se deve “estruturar criando e ganhando escala”, que é o modelo que defende para a região.
Luís Pedro Martins assumiu, ainda, a intenção de iniciar na próxima edição, em 2020, a “trajectória de internacionalização do evento, dando-lhe uma nova dinâmica, com maior ambição, através da criação de uma marca que associe os Fins-de-Semana Gastronómicos a um produto de quatro dias na região, estimulando o aparecimento de mais experiências enogastronómicas”.
O presidente da TPNP considerou existirem condições para continuar a fomentar o crescimento da actividade turística no Porto e Norte, sendo, no entanto, necessário resolver alguns “problemas de mobilidade para os turistas” existentes.
“É preciso melhorar algumas estradas, que ligam as pequenas localidades e convidar os turistas a perderem-se na região”, disse. Igualmente fundamental será “o investimento na ferrovia, nomeadamente no Douro, onde os números podem crescer muito mais”, acrescentou, defendendo “o investimento na Linha do Douro, absolutamente estratégico para a região e que permitiria, em articulação com Espanha, nosso primeiro mercado emissor de turistas, uma ligação à região de Castela e Leão, nomeadamente a Salamanca, ligando vários patrimónios da Humanidade e retirando um maior proveito do potencial do Douro.
O presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, Nuno Fonseca, enalteceu o projecto, agradeceu a escolha do município de Felgueiras para a realização da sessão de apresentação, onde estiveram largas dezenas de convidados e parceiros, realçando o valor do produto gastronomia e vinho para o turismo da região e do país.