Penafiel: Ovos caseiros deram a ‘Zezinha’ a vitória no concurso de melhor pão-de-ló (C/Fotos)

Não é a primeira vez que a penafidelense conquista prémios nesta competição da Agrival. Segundo e terceiro lugar foram para São Martinho de Recesinhos

0

Ovos caseiros e amor e carinho em tudo o que faz. Foi esse, acredita Maria José Melo, o segredo para vencer o concurso de melhor pão-de-ló da Agrival – Feira Agrícola do Vale do Sousa, em Penafiel. É que a receita, assume, é a mesma do costume.

A penafidelense, de 54 anos, comercializa pão-de-ló – e também tortas de S. Martinho e docinhos de Penafiel – desde 2004, por encomenda.

Já tirou neste concurso primeiros, segundos e terceiros lugares. “Esta receita a minha sogra já a fazia. É muito parecida com a D. Rosinha do pão-de-ló (já falecida) que é a minha fonte de inspiração. A diferença é amor e carinho e meter no forno. E este pão-de-ló foi confeccionado só com ovos caseiros, o que não é habitual. De resto não fiz nada de especial nem de diferente”, refere Maria José Melo.

Foto: Fernanda Pinto/Verdadeiro Olhar

“Não vinha à espera de ganhar. Acho que foram os ovos que fizeram a diferença porque é a receita que sempre faço”, reforçou ainda.

Para a penafidelense, estes concursos são importantes para divulgar os produtos e para dinamizar a economia local. “Acredito que vou ter mais procura do pão-de-ló. As pessoas ficam com curiosidade”, sustenta.

“Esta taça vai ficar ao lado da antiga. Tenho muito gosto nisto, um orgulho. É um reconhecimento do trabalho e do carinho que ponho no que faço”, frisa a “Zezinha”, como é conhecida.

Este ano o concurso teve 23 concorrentes. Em segundo ficou Maria Adelaide Moreira, de São Martinho de Recesinhos (Penafiel) e, em terceiro, Joaquim Moreira, da mesma freguesia.

Foto: Fernanda Pinto/Verdadeiro Olhar
Foto: Fernanda Pinto/Verdadeiro Olhar