Foto: (DR)

Nuno Araújo foi eleito presidente da Frederação do PS Porto, este sábado, com “a maior votação de sempre”, como o partido avança, em comunicado. Natural de Penafiel, o socialista, que era candidato único, conseguiu cerca de 7 600 militantes num universo de 11 500.

A candidatura “Ação e Ambição”, que obteve assim 98,4% dos votos, pretende “fortalecer o PS no distrito, trazendo mais jovens e mulheres para a política”. Entre as prioridades estão a defesa do Serviço Nacional de Saúde (SNS), da Escola Pública e o desenvolvimento do Porto, com melhorias na mobilidade e habitação acessível.

O socialista também já anunciou que vai lutar pelos interesses da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa

Recorde-se que, Nuno Araújo é engenheiro mecânico, tem 46 anos, e natural de Rio Mau, Penafiel, contabiliza uma passagem pela Assembleia da República como deputado, cargo que exerceu entre 2009 e 2011, integrando as comissões Parlamentar de Assuntos Económicos, Inovação e Energia, de Educação e Ciência, de Obras Públicas, Transportes e Comunicações e, finalmente, a de Inquérito Parlamentar à atuação do Governo em relação à Fundação para as Comunicações Móveis.

Entre 2015 e 2018, foi chefe de gabinete do então secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Pedro Nuno Santos, no Governo liderado pelo socialista António Costa. Em 2020, e até 2023, assumiu a presidência da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).