Paulo Bessa, actual responsável pelos serviços de Gabinete Técnico Florestal e Protecção Civil do município de Penafiel, foi nomeado Comandante Operacional Municipal (COM) da Protecção Civil do concelho.
O COM da Protecção Civil tem por competências o planeamento de emergência para prevenção, mitigação e ocorrência de acidentes graves ou catástrofes na área territorial do concelho de Penafiel. Respondendo directamente ao presidente da Câmara Municipal, o COM é também o garante do apoio à decisão no domínio da área da Protecção Civil, diz nota de imprensa da Câmara Municipal. Compete-lhe ainda acompanhar as operações de protecção e socorro que ocorram na área do concelho, com vista à articulação de meios face a um conjunto de cenários previsíveis.
É também ao COM que cabe assumir a coordenação das operações de socorro de âmbito municipal, nas situações previstas no plano de emergência municipal, bem como quando a dimensão do sinistro requeira o emprego de meios de mais de um corpo de bombeiros ou diversos agentes de protecção civil.
“A sua conduta exemplar, desde de 2005, na gestão do Gabinete Técnico Florestal e Serviços de Protecção Civil foram claras evidências na nomeação para o cargo de Comandante Operacional Municipal. Todo o seu percurso, e constante formação, na área da proteção civil e do socorro, em especial no domínio do “Fogo Técnico”, fazem dele um dos melhores especialistas, na sua área, no distrito do Porto”, justifica o presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa.
Paulo Bessa é Engenheiro Florestal inscrito como membro efectivo da Ordem dos Engenheiros, da Especialidade de Engenharia Florestal, é ainda Técnico Credenciado em Fogo de Supressão, pela Autoridade Nacional de Protecção Civil e Técnico Credenciado em Fogo Controlado, pelo Instituto da Conservação da Natureza e Florestas.