Penafiel era uma das três cidades candidatas ao título de Cidade Europeia do Desporto 2020, juntamente com Anadia e Odivelas, mas não ganhou o título.
Segundo confirmou o presidente da Câmara Municipal de Penafiel ao Verdadeiro Olhar, o anúncio oficial será feito na sexta-feira, em Portimão, mas o município já foi notificado de que será Odivelas a cidade “vencedora” desta corrida.
“Ficamos tristes com esta decisão porque empenhamo-nos muito nesta candidatura, mas uma parte muito significativa desta candidatura foi concretizada. Conseguimos mobilizar a comunidade desportiva e a sociedade em geral para a importância da prática desportiva. Uma grande parte dos penafidelenses passou a olhar o desporto de forma diferente”, afirma Antonino de Sousa.
Ainda que lamente não poder assinalar os 250 anos de elevação de Penafiel à categoria de cidade com o título de Cidade Europeia do Desporto, o autarca garante que vão continuar a apostar nas políticas de incentivo ao desporto, em todas as idades e modalidades e também no feminino, e não põe de parte a possibilidade de realização de uma nova candidatura no futuro. “Esta foi uma experiência rica e estamos muito melhor preparados para avançar com outra candidatura. Tomaria a mesma decisão mesmo que já soubesse deste desfecho”, explica.
“Estamos muito reconhecidos a todos os clubes, associações, atletas, técnicos e dirigentes envolvidos”, salienta o presidente da Câmara.
Aquando da apresentação da candidatura, no ano passado, foi referido que em Penafiel existem mais de 20 modalidades desportivas, 67 clubes e associações desportivas, 2.000 atletas federados, 1.600 jovens na formação e 68 equipamentos desportivos. Segundo a autarquia, 38% da população de Penafiel pratica desporto, acima da média nacional, mas o objectivo era estimular ainda mais o exercício físico no concelho.