Designed by Freepik | www.freepik.com

Denomina-se “prevenção de doenças nos locais de trabalho: da silicose à tuberculose” e é o tema do webinar que se vai realizar no dia 24 de Março, entre as 10h00 e as 12h30, na delegação de Penafiel da Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT).

O objectivo desta vídeo-conferência passa por “sensibilizar e informar trabalhadores, empregadores, seus representantes e a comunidade em geral, sobre os setores que apresentam maior risco” de contraírem estas doenças. Para além disso, também vai apresentar “medidas de prevenção” a adoptar para as evitar, assim como a sua propagação, aponta a ACT de Penafiel.

A sílica é um composto químico que se apresenta em forma de poeira e existe, sobretudo, na construção civil, nas indústrias de cerâmica, metalurgias, assim como nas fundições e siderurgias. É que nestas actividades, são feitos trabalhos como lixar, furar, esmerilhar, cortar, montar, desmontar, moldar, polir que deixam o trabalhador em contato com estas partículas que se alojam nos pulmões, causando doenças respiratórias graves.

Refira-se que é a 24 de Março que se assinala o Dia Mundial da Tuberculose e, este ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) debruça-se sobre o tema “investir para acabar com a tuberculose. salvar vidas”. Esta estrutura quer passar a mensagem de que há uma “necessidade urgente de os países investirem em recursos para acelerarem a luta contra a tuberculose e cumprir os compromissos para acabar com a doença”, refere a nota de imprensa.

Para a organização, este tema é pertinente no âmbito saúde pública”. Tendo em conta o tecido empresarial de Penafiel, “existe maior probabilidade de  exposição à sílica”, logo estes debates podem “contribuir para reduzir a exposição” a estas substâncias, assim como os seus efeitos.

O Webinar vai decorrer através da plataforma TEAMS. A participação é gratuita, mas carece de inscrição prévia que deve ser feita até ao dia 23.