A 5.ª edição do estudo Portugal City Brand Ranking, da Bloom Consulting, foi divulgada esta terça-feira e não traz grandes novidades para a região.
O ranking, que mede o impacto da marca de todos os 308 municípios portugueses nas áreas de Turismo (Visitar), Investimento e Exportações (Negócios) e Talento (Viver), volta a colocar Penafiel como o melhor concelho para viver, visitar e investir do Tâmega e Sousa.
Além de ocupar a 16.ª posição no ranking da região Norte, Penafiel surge na posição 50 a nível nacional, tendo mantido os lugares em relação ao último estudo.
Na 20.ª posição da região Norte e na 58.ª ao nível do país, surge Valongo, que subiu lugares e suplantou Paredes. O estudo realça que este concelho entra pela primeira vez no Top 20 da região também com a dimensão Viver como categoria de referência.
Paços de Ferreira e Lousada também surgem bem colocados. Ficam nos primeiros 40 lugares do Norte e praticamente nos 100 primeiros a nível nacional.
Porto e Braga são líderes do Ranking regional do Norte, mantendo as posições como 1.º e 2.º municípios que melhor performance apresentam na região nas dimensões de Negócios, Visitar e Viver. A nível nacional, Lisboa, Porto, Cascais, Braga e Coimbra assumem as posições cimeiras.
Em nota de imprensa em que se congratula com estes resultados, o município de Penafiel salienta que o concelho “subiu uma posição nas dimensões de Visitar e Negócios graças ao acréscimo de interesse proactivo por parte de turistas e investidores, com um aumento de 28% no número de procuras em relação ao ano passado”. “Outro factor de destaque é a evolução no que diz respeito à procura online sobre Penafiel, tendo registado uma subida de quase 20%, entre 2014 e 2018”, sustenta a mesma fonte.
Citado no mesmo documento, o presidente da Câmara Municipal de Penafiel destaca que este trabalho é fruto de uma estratégia. “Esta mesma estratégia assenta, no essencial, em três domínios: maior e melhor capacitação social, consolidação do impulso económico no concelho e reforço da qualidade dos serviços à comunidade. A subida registada nos domínios ‘Visitar’ e ‘Negócios’, são resultado da nossa aposta na atracção de investimento. Um investimento que suporta o desenvolvimento da economia local, que promove a criação de emprego e que atrai mais pessoas para o nosso concelho”, defende Antonino de Sousa. “Nos últimos anos foram várias as grandes empresas que decidiram investir em Penafiel, e hoje o concelho está bem presente no radar do investimento empresarial em Portugal. E, como também já referi noutras circunstâncias, acreditamos, genuinamente, no potencial do sector do turismo para a dinâmica da economia local. Com uma oferta turística assente na fruição activa dos espaços naturais, associada ao nosso extraordinário património”, acrescenta o edil.
Segundo os autores do estudo, este ranking é elaborado com base num algoritmo composto por três variáveis base, utilizadas para analisar o sucesso da marca dos 308 municípios portugueses. “Esta metodologia utilizada, avalia a variável económica turística e social, representada por dados estatísticos, a variável da procura através das pesquisas online captadas pela ferramenta Digital Demand – D2 e a variável da performance online, através da análise dos sites e das redes sociais oficiais de cada município. Desta forma concreta e rigorosa, é possível avaliar o desempenho e a eficácia dos diversos municípios na captação de investidores, turistas e novos residentes”, sustenta a Bloom Consulting.
Entre os critérios, além da presença online dos concelhos, foram levados em conta dados como a criação de novas empresas, a taxa de ocupação hoteleira, a taxa de desemprego e de criminalidade e o poder de compra, entre outros.
Pode consultar o estudo completo aqui.