À semelhança do que aconteceu nos concelhos da região, Marcelo Rebelo de Sousa foi reeleito Presidente da República pelos penafidelenses. Foi o candidato mais votado com 63,36% dos votos.
Em segundo lugar ficou Vitorino Silva, conhecido como Tino de Rans e natural do concelho. Teve 13,89% dos votos relegando Ana Gomes para terceiro com 9,84%.
André Ventura foi o quarto mais votado, com 6,27%. Seguiram-se Marisa Matias com 3,23%, Tiago Mayan Gonçalves com 1,72% e João Ferreira com 1,69%.
Em Penafiel mais de 51% dos votantes inscritos foram votar, pouco mais de metade.
Olhando aos resultados das freguesias, Vitorino Silva ficou a 21 votos de vencer na freguesia que o viu nascer, em Rans. Marcelo Rebelo de Sousa teve 389 votos e Tino 369.
O candidato ficou em segundo lugar em praticamente todas as 28 freguesias do concelho. Ana Gomes só lhe “roubou” esse lugar em Castelões, Fonte Arcada, Penafiel e Rio Mau.
O melhor resultado de Marcelo Rebelo de Sousa foi em Fonte Arcada, mais de 71% dos votos.
André Ventura ficou em quarto lugar na maioria das freguesias, à excepção de Peroselo, Oldrões e Rans, em que subiu ao terceiro lugar, e em Rio Mau e Sebolido em que foi ultrapassado por João Ferreira e ficou em quinto.
Por freguesia
Abragão
Bustelo
Sebolido