O penafidelense José Fonte, depois de ter estado no Campeonato da Europa, voltou a fazer parte da lista de preferências do seleccionador Nacional, Fernando Santos, para o Mundial da Rússia, competição disputada entre 14 de Junho e 15 de Julho de 2018.
José Fonte já tinha sido convocado pelo técnico nacional para o Europeu, tendo-se mostrado um elemento decisivo na caminhada de Portugal rumo à final, ganha pela selecção das Quinas frente à anfitriã francesa, por 1-0.
O penafidelense, de 34 anos, que militou durante várias épocas no futebol inglês, representou o West Ham, último clube onde jogou, mas desde Outubro que estava afastado do futebol inglês devido a uma lesão, tendo optado por rumar ao futebol asiático, para ingressar no Dalian Yifang.
A saída do central para o futebol asiático foi encarada como uma oportunidade do penafidelense continuar a jogar, dando indicações ao seleccionar nacional de que poderia contar com ele, que estaria disponível para continuar a ajudar a selecção das Quinas, o que veio a acontecer.
No futebol inglês, José Fonte passou pelo Crystal Palace, esteve no Southampton, ajudando o clube inglês a subir à Premier League e a alcançar a Liga Europa. Mudou-se depois para o West Ham, tendo sido vítima de uma grave lesão que o afastou dos relvados durante muito tempo.
José Fonte é natural de Penafiel é filho de um outro jogador de futebol, Artur Fonte.
Em Portugal jogou em clubes como o Sporting Clube de Portugal, Vitória de Setúbal, Benfica e Paços de Ferreira.