A “novela” na Junta de Freguesia de Croca terminou, este domingo, com Jorge Mota a vencer, com maioria, as eleições intercalares nesta freguesia de Penafiel.
Recorde-se que os eleitos em Outubro não conseguiram chegar a acordo sobre a eleição do executivo e a oposição se demitiu em bloco para provocar um novo acto eleitoral.
Jorge Mota, que liderou o Movimento por Croca, apoiado pelo PSD/CDS, e será o novo presidente da junta, diz que foi uma campanha pela positiva que lhe garantiu a vitória.
“O povo acreditou no nosso projecto pela forma positiva como o apresentamos e porque a nossa lista era composta de pessoas que sempre trabalharam pelo bem da freguesia. As pessoas precisavam desta positividade. Não acredito que nos tenham dado a vitória por revolta contra o que se estava a passar”, afirmou ao Verdadeiro Olhar.
O eleito sustenta que a maioria que a população da freguesia lhe concedeu dá mais responsabilidade à lista que o acompanha para cumprir o programa apresentado. “Queremos fazer obras de beneficiação e desenvolver a nível social a freguesia implementando um plano solidário para as famílias mais carenciadas. Queremos ouvir todos e aproximar a freguesia do executivo”, adiantou.
Segundo Jorge Mota, no início da campanha a sua candidatura sentiu “que a freguesia estava desacreditada e desmotivada”. “Achamos que não iriam votar. Mas o que verificamos é que estavam a precisar desta proximidade”, acrescentou.
O executivo eleito pelo Movimento por Croca quer agora tomar posse o mais rapidamente possível. Entre as prioridades estarão o alargamento do cemitério da freguesia, questão que vão abordar com a Câmara Municipal, e a constituição de um conselho de freguesia para definir o plano de acção nos próximos três anos e meio.
Este domingo à noite, já depois de ser conhecida a derrota do Partido Socialista, António Líbano mostrava-se conformado. “O povo é soberano, se acham que é o melhor para Croca temos que aceitar. Quem vai a votos tem que estar à espera de todos os resultados”, disse em declarações ao Verdadeiro Olhar.
No entanto, o socialista não escondeu sentir-se injustiçado. “O trabalho que foi feito ao longo dos últimos cinco anos na freguesia terá sido o mais emblemático feito em Croca. Não tenho dúvida que houve ingratidão. Mas há que dar os parabéns a quem ganhou”, sustentou.
PS agradece o trabalho de António Líbano e da sua equipa. PSD fala em “vitória expressiva”
O Partido Socialista de Penafiel já veio a público agradecer a António Líbano e à sua equipa por encabeçaram a candidatura do PS à Assembleia de Freguesia de Croca. “Agradecer-lhes ainda todo o trabalho que fizeram em prol da sua freguesia: ao longo de mais de quatro anos foram inexcedíveis na dedicação à sua terra. O trabalho que desenvolveram em Croca, em muito honra o Partido Socialista”, diz nota assinada pelo presidente da comissão política Nuno Araújo, publicada na página oficial do Facebook do partido. “Isto posto, impõe-se parabenizar os vencedores e desejar-lhes as maiores felicidades para o mandato para o qual acabam de ser eleitos: que possam cuidar de Croca, como esta belíssima freguesia merece”, termina o PS.
Já o PSD Penafiel emitiu, esta segunda-feira, uma nota de imprensa congratulando-se pela “vitória expressiva” de Jorge Mota, que conseguiu 61% dos votos “numa eleição com uma elevada taxa de participação”.
“A nova Comissão Política do PSD Penafiel definiu como primeiro objectivo vencer estas eleições, o que se verificou através da obtenção de um resultado muito expressivo que foi capaz de, 21 anos depois, terminar o ciclo de governação do Partido Socialista nesta freguesia”, salienta o partido.
“Quando desafiamos o Jorge Mota para ser candidato sabíamos que ele incorporava os valores defendidos pelo PSD e que seria capaz de mobilizar a sociedade civil da freguesia de Croca em torno desta candidatura. Acreditamos que este é um momento histórico pois, daqui a alguns anos, quando olharmos para trás, vamos perceber que a qualidade de vida e o desenvolvimento territorial de Croca evoluiu muito após esta vitória”, sustenta o presidente do PSD Penafiel, Pedro Santana Cepeda, citado em nota de imprensa.