Em ano de eleições autárquicas, alguns partidos políticos têm a tendência para criar narrativas que sejam favoráveis aos seus objetivos. Para esconder a sua falta de ideias e a ausência de um projeto político para Penafiel, o Partido Socialista tenta passar a mensagem de que a Câmara Municipal apenas fez obras em 2017.
É verdade que têm sido realizadas muitas obras no nosso concelho, mas não foi apenas em 2017. Os investimentos foram feitos ao longo de todo o mandato. Esta afirmação é comprovada pelo Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses. Segundo este documento, em 2014, no conjunto dos 308 Municípios Portugueses, Penafiel foi a 7ª autarquia do país com maior volume de investimentos. No ano seguinte, em 2015, manteve-se no topo desta tabela, sendo o 12.º Município com mais investimento e, dentro do grupo das autarquias de média dimensão, a Câmara Municipal de Penafiel foi a 4ª autarquia que mais investiu.
Refira-se que estes são dados oficiais da Ordem dos Contabilistas Certificados, uma entidade isenta e de reconhecida credibilidade que nenhum partido alguma vez pôs em causa.
É verdade que em 2017, a Câmara Municipal de Penafiel está a realizar obras de grande importância que, apenas são possíveis executar porque a autarquia conseguiu negociar e captar fundos europeus para o nosso concelho.
Estes fundos apenas foram aprovados perto do Verão de 2016 e, como tal, é natural a que realização destas obras tenham começado no início de 2017. A pergunta que se coloca é a seguinte: será que o Partido Socialista de Penafiel é contra a oportunidade de realizar estas obras financiadas pela União Europeia? Queremos todos acreditar que não!
Será que alguém não concorda com os arranjos urbanísticos que estão a ser feitos em três conjuntos de habitação social, cujas obras irão criar melhores condições de vivência e integrar melhor estes espaços na comunidade ?
Será que alguém é contra a criação de passeios e de ciclovias na Variante do Cavalum e com a criação de melhores condições de segurança nesta estrada?
Será que alguém discorda da obra de expansão do nosso Parque da Cidade e da criação de um novo Complexo Desportivo neste mesmo parque?
Existe alguém que não tenha concordado com a obra de restauro e conservação que foi feita no interior do Jardim do Sameiro?
Será que alguém não concorda com a intervenção no Recreatório Penafidelense que a Câmara Municipal e a Paróquia de Penafiel irão, em breve, começar a requalificar?
Compreende-se que, em ano de eleições, os partidos da oposição possam tentar criar ilusões que lhes sejam favoráveis! Mas, como diz o ditado, “contra factos não há argumentos” e a verdade é que, durante 4 anos, o Município de Penafiel fez um grande investimento na melhoria da qualidade de vida dos Penafidelenses. Essa é que é a verdade!