O município de Penafiel investiu cerca de um milhão de euros num projecto que abrange diversas áreas e ciclos de ensino, com vista a combater o insucesso escolar.
Para mais de 1400 alunos do terceiro e quarto anos, vai ser disponibilizado um robô, de forma a ajudar na iniciação à programação e robótica e a aprender na prática os resultados.
Também com base na prática, os alunos desse nível de ensino vão ter mais contacto com experiências reais na área das ciências, no âmbito de uma colaboração com a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
Para promover o gosto pela escrita e pela leitura, os alunos penafidelenses vão passar a ter módulos de escrita criativa com a escritora do concelho Cidália Fernandes.
Já relativamente à Matemática e ao raciocínio lógico, vai ser criada a Rota dos Números e implementado o Xadrez nas escolas.
As artes performativas e a rádio são outras das valências deste projecto que vão ser levadas aos alunos.
Os pais/encarregados de educação, parte essencial na educação das crianças, também foram contemplados neste projecto com a participação em conversas e workshops que pretendem “potenciar em casa tudo aquilo que os alunos vão experimentar e descobrir na sua escola”, informou a autarquia em comunicado.
“A grande diferença do plano a executar em Penafiel é o facto de termos tido a capacidade de escolher diversos projectos diferentes que cobrem várias áreas de saber e com isso ajudar e preparar os alunos para estarem atentos a novos caminhos e descobertas”, afirmou Antonino de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Penafiel. Rodrigo Lopes, Vereador da Educação de Penafiel, sublinha que se trata de “um projecto alargado e
pioneiro no concelho”.
O Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar de Penafiel vai ser aplicado durante três anos e direccionado para vários níveis de ensino. Será composto por dois psicólogos, um técnico de ciências da educação e um assistente social.