O Comando Territorial do Porto da GNR vai sensibilizar as populações de Canelas, Capela e Lagares, em Penafiel, para a limpeza de terrenos florestais. O objectivo é a redução do número de incêndios rurais.
“Uma correcta e oportuna gestão de combustíveis constitui um elemento essencial para a minimização do risco de incêndio. A prevenção aos incêndios rurais deve ser praticada de forma atempada e inteligente”, defende a GNR em comunicado.
A Guarda lembra que tem vindo a exercer “um enorme esforço” na realização de acções de sensibilização junto da população, “com o intuito de promover e fomentar boas práticas agrícolas e acima de tudo transmitir uma mensagem de dever cívico na prevenção generalizada aos incêndios rurais, partindo da premissa que a floresta é de todos e que a todos cabe preservar e proteger”.
Estas accões deixaram a GNR perceber que “muitos terrenos continuam a carecer de limpeza, de forma a salvaguardar a manutenção das faixas de gestão de combustíveis e assim contribuir para a redução do elevado número de incêndios rurais”.
A GNR recorda ainda que a falta de limpeza dos terrenos pode levar a contra-ordenações entre os 280 a 10 mil euros, para pessoas singulares, e de 1.600 a 120 mil euros para pessoas colectivas.