A GNR capturou, ontem um macaco-prego, que estava numa casa devoluta em Penafiel. É uma fêmea e não tinha ferimentos. Foi entregue ao Zoo da Maia. 

Segundo comunicado, o Núcleo de Protecção Ambiental da GNR de Penafiel recebeu uma denúncia. Os militares foram ao local e localizaram o animal tendo pedido o apoio da veterinária municipal para o poderem capturar em segurança, já que “se afastava a cada tentativa de aproximação dos militares, dificultando a operação de resgate”.

“Devido à falta de segurança das condições da habitação, foi colocada, junto a uma chaminé, uma armadilha de captura de animais com alimentos no seu interior para chamar a sua atenção, resultando na captura do macaco-prego em segurança. Após uma análise ao primata, os peritos constataram tratar-se de um exemplar Cebus apella fêmea, não apresentando quaisquer ferimentos nem possuindo transponder, tendo sido entregue no Zoo da Maia”, descreve a GNR.

O macaco-prego pesa entre 1,3 e 4,8 quilogramas, podendo atingir os 48 centímetros de altura, com cauda preênsil, ou seja, com a capacidade de se agarrar, embora não tenha a mesma mobilidade de primatas de outras espécies, acrescenta a mesma fonte.