A freguesia de Bustelo, em Penafiel, vai realizar uma procissão, com 21 mil velas que serão acesas, em memória de todos os portugueses que morreram vítimas da covid-19, anunciou o município, parceiro desta iniciativa.
Inserida nas celebrações da Festa da Nossa Senhora da Saúde, a procissão realiza-se a 23 de Abril, sábado, a partir das 20h00, junto ao Mosteiro de Bustelo.
Recorde-se que esta festa é antiga e tem muita tradição em Penafiel, realizando-se na semana após a Páscoa, neste caso, de 17 a 24 de Abril.
Assim, simbolicamente, e com “grande sentido de compaixão, mas também com fé e esperança, vão ser acesas mais de 21 mil velas para lembrar e homenagear as muitas vidas e rostos que se perderam no combate a esta pandemia que assolou Portugal e o mundo”, destaca a autarquia.
Antecedida de uma pequena missa, a procissão vai percorrer a área circundante do Mosteiro de Bustelo, que estará iluminada com milhares de velas.
O presidente da Junta de Freguesia de Bustelo, Joaquim Pedroso, explica que a pandemia “fez-nos constactar que, todos juntos, com a humanidade e solidariedade, conseguimos ser mais fortes do que qualquer desafio”, sendo que, nestes tempos, e apesar de distantes fisicamente, “estivemos mais unidos do que nunca nesta luta, que, felizmente, parece agora ter fim à vista”.
Por isso, “é impossível seguirmos em frente sem lembrarmos e homenagearmos as muitas vidas que perdemos”, concluiu o autarca, citado pela autarquia.