O FC Águias de Santa Marta, de Penafiel, foi distinguido pela Federação Portuguesa de Futebol como entidade formadora, na modalidade de Futsal Feminino, tendo obtido uma avaliação de três estrelas. Esta é uma distinção atribuída a entidades vocacionadas e com potencial para formar praticantes para os mais elevados níveis competitivos.
Segundo nota de imprensa, esta é uma decisão que “honra” o clube e é o “culminar de um processo que se iniciou há mais de um ano”.
O processo de avaliação incidiu sobre “a estrutura organizacional, e qualidade do processo de treino e o acompanhamento medico, escolar, social e alta performance pessoal”, pontos que conferiram o selo de qualidade a esta entidade.
A partir de agora, o FC Águias de Santa Marta pode celebrar contratos de formação, estando capacitada para a qualificação e uniformização da metodologia de ensino, podendo ter um maior acompanhamento dos atletas, para uma melhoria contínua nos padrões de qualidade, enumerou o clube.
Refira-se que a génese desta estrutura passa pela “formação de crianças e jovens”, contribuindo “para o desenvolvimento da sua cidade ou região”, sendo que, esta avaliação acaba por reconhecer o “trabalho, a dedicação e perseverança dos seus quadros técnicos e diretivos, alguns deles com ligação a entidades externa ao clube, no qual não seria possível sem essas parcerias”, assim como para toda “a comunidade penafidelense”, conclui o Águias.