Susana-Oliveira-featured

No passado dia 4 de Outubro os portugueses votaram para decidir o futuro do país. Convém não esquecer que foram as primeiras eleições legislativas, depois de 4 anos de grandes sacrifícios para todos os portugueses, com um programa de assistência financeira, que resultaram das políticas desastrosas dos Governos liderados pelo socialista José Sócrates.

Há cerca de uma ano atrás, em Setembro de 2014, António Costa foi escolhido pelos socialistas como candidato a Primeiro Ministro, dando assim um golpada a António José Seguro, depois deste vencer as eleições europeias. Costa e os seus apoiantes consideravam que Seguro não tinha capacidade para por o PS na rota da vitória e da maioria absoluta que os socialistas reclamavam para as legislativas de 2015!

Um ano depois, o PS de António Costa perdeu a eleição que considerava estar ganha à partida e a Coligação Portugal à Frente, liderada por Pedro Passos Coelho e Paulo Portas, conseguiu aquilo que há um ano atrás poucos acreditavam. Afinal, os Portugueses não são um povo com memória curta e seguramente não se esqueceram daquilo

Em Penafiel, a taxa de participação nestas eleições foi superior à média nacional. Enquanto no  país, apenas 57% dos eleitores votaram, em Penafiel, mais de 61% dos penafidelenses foram às urnas, tornando-se assim no concelho da região com maior taxa de participação neste ato eleitoral.

A Coligação Portugal à Frente, que uniu o PSD e do CDS/PP, obteve uma vitória expressiva em Penafiel, ganhando em 23 das 28 freguesias do concelho. A Coligação venceu nas maiores freguesias do concelho, Penafiel e Termas de São Vicente e ainda em todas as vilas do concelho – Paço de Sousa, Rio de Moinhos e Abragão.

Acredito que, no dia 4 de Outubro, quando os penafidelenses foram exercer o seu direito de voto, lembraram-se que foi o Governo PSD-CDS/PP que, décadas depois, resolveu a questão do Posto Territorial da GNR em Paço de Sousa, assinando um protocolo com a Câmara Municipal de Penafiel, que prevê que, num prazo de 2 anos, as forças de segurança terão um novo Posto casa.

Os penafidelenses lembraram-se também que, foi o Governo liderado por Pedro Passos Coelho que, finalmente, assumiu um compromisso sério para a construção do IC35, dando início ao concurso do troço Penafiel-Rans e estabeleceu um calendário para a construção do restante traçado, até Entre-os-Rios.

São apenas dois exemplos de processos que se arrastaram pelo tempo, para os quais o Governo PSD-CDS/PP encontrou solução. Na verdade, ao longo dos 4 anos, o Governo mostrou uma grande proximidade com o concelho de Penafiel, inclusivamente, uma larga maioria dos seus Ministros fizeram questão de vir a Penafiel, no exercício das suas funções.

Assim, os Penafidelenses mostraram que também não têm memória curta e quiseram atribuir à Coligação Portugal à Frente a vitória no concelho de Penafiel que, agora, espera que o novo Governo continue a olhar para Penafiel com a atenção que merece.