A Câmara de Penafiel decidiu encerrar preventivamente os equipamentos desportivos e suspender as actividades culturais até ao fim do mês de Março como forma de prevenir a disseminação do Covid-19, apesar de continuar sem registo da doença no concelho.
Em comunicado, o município informou que todas as decisões relacionadas com encerramento de escolas ou outros equipamentos é da estrita responsabilidade das autoridades de Saúde Pública e do Ministério da Educação, não tendo, até ao momento, o município recebido qualquer informação ou indicação nesse sentido.
Citado em comunicado, o presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, apelou à serenidade de todos os penafidelenses. O autarca insiste na necessidade de seguir à risca todas as indicações fornecidas pelas autoridades de saúde.
A autarquia esclarece que continua a acompanhar a situação do Covid-19 em estreita ligação com as autoridades de saúde locais e nacionais, mantendo-se no entanto na fase de prevenção.
A fase de prevenção, lê-se no comunicado, contempla a adopção de novas medidas, temporárias, como é agora o caso do encerramento de todos os equipamentos desportivos que estão sob a gestão da autarquia, como forma de proteger os grupos de maior risco, isto é, os cidadãos mais idosos.
O município declarou, também, que o Plano de Contingência para responder ao risco de propagação no Covid-19 prevê que as medidas para conter a epidemia em função da sua evolução sejam ajustadas de acordo com a evolução do contexto epidemiológico e social.
“A Câmara Municipal de Penafiel continuará a acompanhar activamente a situação no Concelho, recomendando o cumprimento integral de todas as normas emitidas pela DGS, podendo a qualquer altura tomar novas medidas e proceder a novas comunicações”, lê-se no comunicado.