Apesar de ter falado da Agrival no último artigo, não podia deixar de fazer uma nova referência, em jeito de balanço, a este certame que, uma vez mais, durante uma semana marcou a agenda da região.
Em 2016, a organização desta feira voltou a superar os objetivos, estabelecendo novos recordes de visitas e de volume de negócios. Esta edição registou mais de 140 mil visitantes e os seus expositores geraram um volume de negócios de cerca de 10 milhões de euros, o que mostra a pujança desta feira e a sua importância para a afirmação do nosso território e para a dinâmica da economia local.
No dia 26 de agosto, o diretor Industrial do grupo empresarial italiano Gewiss, Giuseppe Bergameli, visitou a Agrival, a propósito da comemoração dos 25 anos da presença desta empresa em Portugal. A unidade de produção industrial da Gewiss Portugal está instalada em Penafiel e, nos últimos anos, esta empresa investiu milhares de euros na modernização da sua linha produção, mas também na inovação e na formação dos seus recursos humanos. Em Penafiel, são produzidos componentes elétricos que são vendidos para todas as partes do mundo, já que este empresa é uma referência no mercado mundial.
Apesar de a Agrival ter fechado as portas no dia 28 de agosto, a dinâmica do Município de Penafiel mantém-se em alta. No passado fim de semana, realizou-se a primeira edição do Festival do Melão Casca de Carvalho. A Câmara Municipal entendeu realizar esta iniciativa, em colaboração com a Confraria do Melão Casca de Carvalho, para valorizar ainda mais este produto tão característico da nossa região. Foram várias as instituições que se juntaram a este projeto, que tem como objetivo ajudar os nossos produtores locais a escoarem o seu produto e divulgar o melão casca de carvalho junto dos consumidores promover a economia local.
Penafiel continua a somar pontos e a dar boas razões para ser falado! Parabéns a todos os que contribuem para tal!