As mulheres de Penafiel rastreadas ao cancro da mama e com necessidades de exames complementares de diagnóstico e de consulta médica da especialidade vão ter acesso a transporte gratuito até ao Porto, adianta a Câmara de Penafiel.

Fruto de um protocolo com a Liga Portuguesa Contra o Cancro, o município vai contribuir dessa forma para a prevenção e para o despiste desta doença que afecta milhares de mulheres em Portugal. “Actualmente surgem 6.000 novos casos de cancro da mama por ano, ou seja 11 novos casos por dia, morrendo por dia quatro mulheres com esta doença”, sustenta nota de imprensa da autarquia.

“A Câmara Municipal de Penafiel compromete-se, em articulação com o ACES Vale Sousa Sul, a disponibilizar transporte com cerca de 400 lugares para todas as mulheres que fazem parte da área de abrangência das unidades funcionais do concelho e a realizar as viagens de ida e volta até à sede do Núcleo Regional do Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro, no Porto, onde são efectuadas as consultas. Por sua vez, a Liga Portuguesa Contra o Cancro tem o dever de cumprir com as consultas médicas agendadas, disponibilizando todos os meios para a actividade necessária no seguimento dessas consultas”, descreve a Câmara de Penafiel.

Este protocolo surge no âmbito do Programa de Rastreio do Cancro de Mama levado a cabo pela Liga Portuguesa Contra o Cancro em parceria com a Administração Regional de Saúde do Norte no ACES Tâmega II Vale Sousa Sul.

Publicidade