O município de Penafiel está a lançar campanha para recolhe de livros para crianças de Angola e Cabo Verde, como forma de lhes “transformar a vida”, permitindo a “quem têm menos acesso ao mundo de histórias infantis, ajudar, quer no seu desenvolvimento, quer na sua integração social”.
A iniciativa acontece após um protocolo de cooperação na área da cultura com instituições locais de Angola e Cabo Verde, e vai levar até às crianças destes países livros infantis e juvenis, em língua portuguesa ou estrangeira, para entrega gratuita à população.
Esta ação pretende “promover a promoção da leitura e a criação de condições adequadas à acessibilidade da leitura pública, e conta com a colaboração importante de todas as Juntas de Freguesia e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS´s) do concelho de Penafiel”, instituições onde a entrega pode ser feita, explica a autarquia,
Antonino de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Penafiel, refere, a propósito, que “os livros infantis são uma das maiores fontes de conhecimento para os mais jovens. Em Penafiel, acreditamos no poder transformador da leitura e na magia que os livros podem trazer à vida de todas as crianças.”
O autarca acrescenta ainda que “como penafidelense, como pai, como Presidente de Câmara, acredito que a solidariedade não tem fronteiras, pelo que apelo à sua generosidade no sentido de doar os livros infantis que tenha em casa e que já não lhe façam falta. Cada livro que doar é uma oportunidade de inspirar, alargar horizontes e influenciar positivamente o desenvolvimento destas crianças. Façamos juntos a diferença, mostrando o coração generoso de Penafiel.”
Assim, apela a comunidade a doar livros que podem e devem ser entregues nos pontos de recolha desta campanha, ou seja, na Câmara Municipal, nas sedes das Juntas de Freguesia, Biblioteca Municipal e IPSS´s do concelho.