Nasce este mês, em Penafiel, a primeira Comissão Municipal de Protecção ao Idoso do distrito do Porto.
Segundo a autarquia, esta comissão, vai “centrar a sua atenção nos problemas das pessoas com idade superior a 65 anos e pessoas em situação de dependência sem retaguarda familiar ou apoio institucional, independentemente da idade, que se encontrem em situação de risco”.
À semelhança da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens, a Comissão Municipal de Protecção ao Idoso de Penafiel vai contar com a colaboração de várias instituições, tais como o Ministério da Saúde, Segurança Social, IPSS´s, GNR, Tribunal, entre outras.
“A ideia é ter um grupo de trabalho que permanentemente avalia o risco que correm casos denunciados de idosos em risco e encaminha mediante o tipo de situação/ problema”, explica nota de imprensa da Câmara Municipal.
“Vamos apoiar, proteger, cuidar e estar mais próximos dos nossos idosos. O envelhecimento da população, o isolamento, a emigração dos familiares, o aumento da pobreza e a diminuição dos rendimentos per capita, elevaram o risco da população idosa”, acredita o presidente da Câmara Municipal de Penafiel.
“No concelho de Penafiel, as pessoas com mais de 65 anos constituem 14% da população. Apesar de o município ser dos com índice de envelhecimento mais baixo do país, vamos contribuir para a valorização pessoal e social do idoso, promovendo a sua participação activa na vida social e melhorando a sua qualidade de vida e bem-estar”, sustenta Antonino de Sousa.