O grupo Iberian Ensemble actua no próximo sábado, dia 18, às 21h00, na Igreja do Salvador de Cabeça Santa, em Penafiel, num concerto que se integra no evento ‘Ciclo de Música Antiga pelo Interior do Património’.

Os músicos Alexandre Andrade, no traverso, António Vidal, no oboé barroco, David Cruz, no violoncelo barroco, e João Ferreira, na teorba, são os músicos convidados.

O Iberian Ensemble dedica as suas atuações ao repertório dos séculos XVII e XVIII, partindo de instrumentos da época. Segundo o grupo, “os seus programas procuram evidenciar os grandes compositores de referência europeia, bem como os mestres do barroco ibérico”.

O repertório do I Ciclo de Música Antiga pelo Interior do Património conta com obras de, entre outros, Carlos Seixas (1704-1742), Domenico Scarlatti (1685-1757), Arcangelo Corelli (1653-1713) e Pedro António Avondano (1741-1788).

A entrada no concerto é gratuita, condicionada à lotação do espaço, por ordem de chegada.

Sobre a igreja, onde se realiza o concerto, é considerado Monumento Nacional desde 1927 e está ligada a uma devoção de D. Mafalda, filha do rei D. Sancho I, à relíquia de um personagem consagrado que aí se guardaria, a Cabeça Santa.

De salientar que, o Ciclo de Música Antiga conta com o apoio da Direção-Geral das Artes, do Centro Cultural de Amarante, da Rota do Românico, da Direção Regional de Cultura do Norte, da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, da Real Irmandade da Rainha Santa Mafalda do Mosteiro de Arouca, da Diocese do Porto e das Câmaras Municipais de Baião e Figueira de Castelo Rodrigo.