A nossa cidade de Penafiel completa, no próximo dia 3 de Março, 252 anos de elevação à categoria de cidade.
A programação das comemorações já está a ser divulgada e, felizmente, poderemos cumprir com a mesma, coisa que não acontecia já há 2 anos.
A pandemia já dá tréguas, mas este ano, mais uma vez, há uma sombra a marcar estas comemorações: o horror a que assistimos na Ucrânia.
A muitos quilómetros de distância daqui, é certo, mas não conseguimos nem podemos ficar indiferentes ao sofrimento daquele povo, que vive atormentado pelo barulho dos tiroteios, bombas, mísseis e sirenes que entoam a toda a hora.
Milhares e milhares de ucranianos que deixam para trás a sua casa, os seus bens e tentam fugir para outro país que os acolha e os ajude.
As imagens que nos chegam todos os dias através da televisão, os testemunhos de dor e tristeza de quem vive aquele drama, deixam-nos a todos de coração apertado. E eis que a solidariedade do povo Penafidelense se mostra, mais uma vez, e desenvolvem-se diversas iniciativas para a recolha de bens essenciais, de ajuda àquelas famílias. Todos podemos ajudar. Veja-se o exemplo, entre outros, das juventudes partidárias de Penafiel: de diferentes Partidos, com ideologias também elas diferentes, mas que facilmente são ultrapassadas quando está em causa algo bem mais importante: a defesa da paz e a solidariedade para com o povo ucraniano. Estão de parabéns os nossos jovens e todos os que se disponibilizaram a ajudar nesta missão que, afinal de conta, é de todos nós!
Estamos longe da Ucrânia e dos ucranianos, mas presentes com o nosso gesto.
Que possamos todos dar as mãos e mostrar a força de um mundo que está ao lado de quem sofre nesta luta de poderes, para que este inferno termine o mais rapidamente possível.