O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) é um 11 dos serviços de urgência de pediatria no norte do país que vai funcionar de forma “ininterrupta”, 24 horas, nos meses de julho, agosto e setembro.
A decisão foi comunciada pela direção executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) que considera “essencial salvaguardar os princípios da equidade, qualidade, prontidão, humanização e previsibilidade dos cuidados prestados”. No mesmo comunicado, a estrutura refere que, esta decisão é válida para os meses de verão, mas a situação será avaliada no futuro.
Assim, e no que diz respeito à região norte, e a par com o CHTS, vão estar abertos de forma ininterrupta, a ULS Nordeste – Bragança, o CHTMAD – Vila Real, ULS Alto Minho – Viana do Castelo, Hospital de Braga – Braga, o Hospital Nossa Senhora da Oliveira – Guimarães, CH Médio Ave – Vila Nova de Famalicão, o CHPV/VC – Póvoa de Varzim, Urgência Integrada de Pediatria do Porto (UPIP) – CHUSJ – Porto, CHVNG/E – Vila Nova de Gai e o CHEDV – Santa Maria da Feira.
A direção executiva não deixa de lembrar às populações, que antes, devem recorrer “a unidades de saúde”, devemdo contactar, previamente, o SNS 24, através do número, 808 24 24 24. Já em situações de emergência, o contacto deve ser feito diretamente para o 112.