Penafiel vai celebrar, de 9 18 de Junho, a festa secular do Corpo de Deus. As comemorações reúnem o sagrado e o profano, desde 1540, e o município “preparou um leque diversificado de actividades, do qual fazem parte o tradicional Cortejo do Carneirinho, a Cavalhada e a majestosa procissão, uma cerimónia secular enraizada”, frisa a autarquia.
O tradicional Cortejo do Carneirinho é um desfile único no país, instituído pelos alunos das escolas de Penafiel, desde finais do século XIX, e é o ponto de partida das comemorações. Acontece a 9 de Junho, às 10h30, com saída no Campo Conde de Torres Novas ou Campo da Feira. Cada turma vai passar pelas principais ruas da cidade com o seu carneirinho devidamente adornado e, posteriormente, oferecido ao professor, num gesto simbólico de agradecimento e respeito.
No dia 15 de Junho, às 21h30, é o momento da tradicional Cavalhada, “outra tradição única no país”, que parte do Campo Conde de Torres Novas e percorre as avenidas da cidade até ao edifício dos Paços do Concelho”, explica a edilidade. A Cavalhada parte em desfile, num carro puxado por uma parelha de cavalos, que transportará a Figura da Cidade. Chegada ao edifício dos Paços do Conselho, esta “irá saudar os autarcas, que se encontram na varanda principal do edifício, dirigindo-se-lhes, em representação do povo de Penafiel, com um discurso de elogio”.
No decorrer desta iniciativa vão actuar os bailes tradicionais, como o dos Ferreiros, dos Turcos, das Floreiras, dos Pausinhos e dos Pedreiros que, em desfile pelas ruas da cidade, continuam a atrair muitos visitantes para a cidade. “A actuação dos Bailes recupera a tradição das antigas “danças e invenções” que, séculos antes, constituíam a obrigação das corporações de ofícios”, refere a nota do município.
No dia 16 de Junho, dia do Corpus Christi, será realizada a missa solene na Igreja Matriz, às 11h30. Ainda no dia do Corpo de Deus terá lugar o ponto alto das festividades, a majestosa Procissão, que sairá às 17h30. Recorde-se que começou a ser realizada em Penafiel antes do ano 1657, e é conhecida por juntar no mesmo corso o profano e o cristão. Além da habitual paragem no Santuário do Sameiro, onde se procede à bênção da cidade e do concelho, contará ainda com uma largada de pombos, símbolo de paz e esperança, em colaboração com a Sociedade Columbófila de Penafiel. A programação das festividades inclui ainda um concerto dos “The Lucky Duckies”, às 22h00, no campo da feira.
No dia seguinte, dia 17, às 21h45, o Largo da Ajuda acolhe dois concertos, protagonizados pela Banda Musical de Lagares e a Banda Musical de Rio Mau.
As Festividades das seculares Festas da Cidade e do concelho terminam, no dia 18 de Junho, às 21h30, com o evento “Noite de Bombos”.