O grupo CANTUSd’Alma apresenta-se domingo, dia 7, às 17h00, no Mosteiro do Salvador de Paço de Sousa, em Penafiel, num espectáculo que se insere numa iniciativa da Rota do Românico.

Os CANTUSd’Alma “exploram a essência da música medieval através das Cantigas de Santa Maria, datadas do século XIII, com um espectro mais rico das novas sonoridades musicais”.

Vai ser interpretado “num ambiente intimista, à luz de velas, uma singular interpretação musical, como resultado da combinação dos arranjos do compositor bracarense André Ruiz com uma visão alternativa e única de cada uma das cantigas”, refere a assessoria da Rota do Românico.

Fazem parte deste grupo Sara Meireles e Marisol Brito, nas vozes, Inês Vaz, no acordeão, Joana Correia, no violoncelo, e Miguel Meireles, na percussão.

Refira-se que, o Mosteiro de Paço de Sousa, monumento nacional desde 1910, está ligado à família dos Ribadouro da qual provém Egas Moniz, famoso tutor do rei D. Afonso Henriques. A arca tumular de Egas Moniz é uma das mais belas peças da escultura românica nacional.

A Rota do Românico reúne, atualmente, 58 monumentos e dois centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios dos vales do Sousa, Douro e Tâmega, em Lousada, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel, Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Marco de Canaveses e Resende.

As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.