A 7 de Julho, o ministro das Infra-Estruturas, Pedro Nuno Santos, estará em Penafiel a presidir à cerimónia de assinatura do auto de consignação da primeira fase do IC35, entre Penafiel e Rans, anunciou o presidente da Câmara de Penafiel, Antonino de Sousa, durante a última Assembleia Municipal.
O autarca respondia a questões quando informou que havia “notícias positivas” sobre o IC35.
“O acto de consignação da empreitada da primeira fase Penafiel-Rans vai acontecer a 7 de Julho e vai contar com a presença do ministro das Infra-estruturas Pedro Nuno Santos”, informou. “Desta vez a obra vai mesmo avançar”, sentenciou Antonino de Sousa.
O edil disse ainda acreditar que foi “determinante para que a obra pudesse avançar sem novo concurso” o facto de a empresa adjudicatária ser de Penafiel “e ter instalações relativamente próxima da obra o que atenua a diferença de valores entre 2015 para 2022”. “Temos de ter sempre em conta que esta empreitada foi lançada em 2014 e adjudicada em 2015 e naturalmente que os preços hoje são completamente diferentes. Mesmo com estas novas possibilidades em termos de revisão de preços, é obvio que já não será a obra que era nessa altura”, referiu.
Antonino de Sousa também explicou que têm interpelado “regularmente e insistentemente” a Infra-Estruturas de Portugal, no sentido de fazer a manutenção da estrada nacional 106 e de a dotar “de condições de segurança, nomeadamente para os peões”, “mas não temos encontrado resposta”, afirmou.
“Independentemente do IC35 a nacional 106 vai ser sempre uma via importante e que tem de ser mantida e cuidada. Vamos continuar a insistir”, prometeu o presidente da Câmara.