Já aderiram ao projeto “Ecoponto em sua casa” cerca de 200 habitações, mas a Câmara Municipal de Penafiel espera chegar às 1250.
Este é um projeto piloto inovador de recolha seletiva porta-a-porta de papel e cartão, plástico e vidro, levado a cabo pelo município, Junta de Freguesia e a Ambisousa.
A sensibilização começou há cerca de um mês e meio em três zonas-piloto localizadas em Milhundos, Santa Marta e Santa Luzia e Vila Gualdina.
“A previsão é que, nos próximos meses, 1250 habitações aderiam ao projeto, que estima recolher, anualmente, 84 toneladas de papel ecartão e de plástico e 86 toneladas de vidro”, refere a autarquia.
Se assim for, e dependendo de diversos factores, como o envolvimento da população, a taxa de separação dos materiais-alvo, entre outros, prevê-se que, “com a implementação desta medida, exista uma redução total na ordem dos 33% das quantidades de resíduos indiferenciados produzidos nas habitações visadas”.
O projeto, levado a cabo no âmbito de uma candidatura da Ambisousa ao Programa Operacional da Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), faz parte da política de sustentabilidade ambiente, e avançou como uma medida importante, vantajosa e inovadora, que pretende consciencializar a população para a importância da separação do lixo, facilitar e promover essa mesma separação e reciclagem dos resíduos e, finalmente, reduzir a quantidade de resíduos indiferenciados.
Recorde-se que, depois de os munícipes aceitarem participar, são-lhes entregues, gratuitamente, trtês contentores de 120 litros para deposição seletiva dos materiais.
Mais tarde, nos dias indicados no calendário de recolhas, os contentores devem ser colocados à porta das moradias para que a viatura da Ambisousa proceda à recolha dos respetivos resíduos.