O município de Penafiel vai apresentar, esta sexta-feira, o livro ”1.º Centenário da Grande Guerra – 1914.1918”, da autoria de José F. Coelho Ferreira, comemorando, assim, o Dia do Armistício, que se celebrou a 11 de Novembro, e que marcou o fim da Primeira Guerra Mundial, que decorreu há 100 anos.
Segundo o autor, Coelho Ferreira, a obra além de assinalar este evento conhecido por ter ceifado milhões de vida em todo o mundo, serve de homenagem aos combatentes de Penafiel e dos demais concelhos da Região (Cinfães, Lousada, Paredes, Felgueiras, Castelo de Paiva, Baião, Paredes e Amarante) que integraram o Contingente Expedicionário Português e os vários contingentes que estiveram quer na Europa quer em África nas diversas frentes de combate.
Ao Verdadeiro Olhar, o escritor recordou que o livro foi feito em pouco mais de dois meses, por iniciativa da Câmara de Penafiel, sendo editados 300 exemplares.
Coelho Ferreira realçou que para fazer esta obra, se muniu de vários documentos do Arquivo Geral do Exército e do Arquivo Histórico-Militar.
“Foi tudo feito em tempo recorde. Consegui obter os dados referentes aos soldados dos vários ramos das forças armadas, exército e demais ramos, que integram os vários contingentes que participaram na Grande Guerra entre 1914-1918”, disse. Falando da obra, o autor desatacou que contactou, também, Arquivo Nacional Ultramarino, mas dada a dimensão dos documentos e à falta de tempo, não conseguiu obter o número exacto de efectivos portugueses que estiveram no continente Africano, nas várias frentes de batalha.
O autor ressalvou, ainda, que o livro é uma homenagem aos militares do Regimento 32 de Penafiel que combateram em França e África. A obra conta, também, com o apoio da Liga dos Combatentes – Núcleo de Penafiel.
A apresentação do livro “1.º Centenário da Grande Guerra – 1914.1918”, conta com o contributo do Major General Rui Rodrigues. Já no dia 24 será prestada uma homenagem junto ao Monumento aos mortos da 1.ª Grande Guerra, localizado na Praça do Município.
A quem for à apresentação da obra, a Câmara de Penafiel irá oferecer um livro.