“Melhorar saúde e bem-estar da população” é a matriz da Estratégia Municipal de Saúde (EMSP) para Penafiel, um instrumento que cria políticas e mecanismos que melhorem “a qualidade de vida da comunidade, contribuindo para um município mais saudável, mais justo e mais sustentável”.
Este plano, coordenado pelo Município e pela CESPU HOME CARE, incide sobre pontos que passam por “investir na saúde ao longo dos diversos ciclos de vida; reduzir o impacto dos principais problemas de saúde e as iniquidades e vulnerabilidade da população”, assim como “criar ambientes locais mais resilientes e sustentáveis, reforçando ainda a comunicação e governação participativa”.
Segundo a autarquia, este plano partiu de “um diagnóstico do estado de saúde da população”, tendo sido “auscultada a comunidade, e priorizados os problemas e necessidades de saúde locais”.
O autarca de Penafiel, Antonino de Sousa, acredita que a EMSP é um “instrumento de referência para as políticas públicas locais que coloca a saúde e a qualidade de vida dos penafidelenses no centro da atuação municipal”.
Penafiel continua a apostar fortemente na área da Saúde, a prová-lo estão os cerca de “15 milhões de euros em investimentos na construção e requalificação de vários equipamentos”, sublinha ainda.
Este plano estratégico decorre da transferência de competências na área da saúde para as autarquias.