No âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, serão apresentados, na sexta-feira, quatro novos percursos pedestres de Penafiel.
Recorde-se que, como o Verdadeiro Olhar tinha avançado em Fevereiro, trata-se de 45 quilómetros de trilhos, que aproveitam ao máximo os caminhos existentes, que atravessam nove freguesias do concelho. A meta destes quatro novos percursos é “permitir descobrir as paisagens e a natureza do concelho”.
Cada uma das quatro rotas vai desenvolver-se em torno de diferentes pontos de Penafiel, como são o rio Tâmega, a aldeia preservada de Quintandona, a Serra da Boneca e o Douro ou os Moinhos de Capela e Cabroelo.
Segundo dados confirmados pela autarquia em Fevereiro, o percurso “A Boneca, o baloiço e o Douro”, na freguesia de Sebolido, tem cerca de nove quilómetros e é circular. Inicia nas imediações do Engenho do Azeite de Sebolido e vai ao topo da Serra da Boneca permitindo admirar o Douro. A “Via panorâmica do Tâmega”, começa em Entre-os-Rios e percorre as margens do rio até Abragão, percorrendo as freguesias de Eja, Termas de São Vicente, Rio de Moinhos, Boelhe, Luzim e Vila Cova, e Abragão. É um percurso linear, de 16 quilómetros. Com 10 quilómetros, na freguesia de Lagares e Figueira, haverá um percurso alusivo a “Quintandona: terra de mil cores, festas e sabores”, que vai da aldeia ao Monte da Pegadinha, permitindo apreciar “os lavadouros tradicionais, a capela com mais de 200 anos ou o antigo cruzeiro”. E o quarto percurso desenvolve-se na freguesia de Capela e tem como tema “Moinhos de Capela a moinhos de Cabroelo”, tendo cerca de nove quilómetros.