A 41.ª edição da Feira Agrícola do Vale do Sousa, a AGRIVAL 2020, foi cancelada devido à pandemia causada pelo novo coronavírus.
Segundo a Penafiel Activa, empresa municipal que organiza o certame, considerado um dos maiores do Norte e Centro do país, é a primeira vez desde 1980 que o evento é cancelado.
“Após uma avaliação das condições excepcionais e da incerteza decorrente do momento que actualmente vivemos, não estão reunidas as condições necessárias para a realização da Feira Agrival, no próximo mês de Agosto”, explica nota de imprensa.
“Eventos que promovam uma grande concentração de pessoas, como é o caso da Feira Agrival, potenciam um enorme risco para a saúde pública. A decisão do cancelamento foi articulada em estreita colaboração com as autoridades competentes. Esta decisão é para a proteção de todos, garantindo a segurança e bem-estar do público, expositores e de todas as pessoas envolvidas na sua realização. Neste momento, a prioridade é superar esta pandemia”, acrescenta a Câmara Municipal.
O presidente da autarquia, Antonino de Sousa, fala numa decisão “difícil” de tomar, até porque esta Feira tem registado, nos últimos anos, um retorno financeiro de cerca de 10 milhões de euros em negócios, mas salienta que “primeiro está a saúde e bem-estar dos penafidelenses e dos milhares de visitantes”. Promete ainda um regresso em grande em 2021, estando a Feira já agendada para os dias 20 a 29 de Agosto.
Recorde-se que a Agrival junta, num espaço superior a 25.000 m2, expositores ligados à agricultura, gado, mas também inúmeras áreas de negócio como maquinaria, agro-indústria, sector automóvel, imobiliária, gastronomia, novas tecnologias, artesanato ou serviços, entre outros.
O certame dura 10 dias e recebe milhares de pessoas, contando ainda com concertos de artistas nacionais e regionais, espaços de gastronomia e concursos de produtos tradicionais.