Vítor Santos voltou a vencer o Campeonato Nacional de Ciclocrosse, na categoria de elite. A prova teve como palco o Parque da Cidade de Paredes e decorreu no passado domingo. O atleta de Penafiel, que compete pela equipa Quinta das Arcas/Interdesign/Xarão, já tinha conquistado o título de bi-campeão nacional ao vencer esta competição em 2012 e 2013.

Foi também o vencedor das últimas três Taças de Portugal e vai a caminho de conquistar a quarta, este fim-de-semana, em prova a realizar na Quinta das Arcas, em Sobrado, no domingo de manhã.

Taça de Portugal decidida este domingo, em Sobrado 

É de Lagares, Penafiel, tem 30 anos e uma profissão além da modalidade. Apesar disso, este talhante de profissão, tem-se dedicado ao ciclocrosse e tem conquistado vários títulos nacionais.

Começou na competição por volta dos 18 anos e nunca mais parou. Todos os dias faz treinos de pelo menos 25 quilómetros, durante uma hora. Ao fim-de-semana e segunda-feira, o período de treino sobe para as três horas e para os 60 quilómetros percorridos. É “difícil” conciliar o trabalho com a modalidade e ainda competir com quem só se dedica ao ciclocrosse, mas Vítor Santos não desiste.

Vítor Santos, campeão nacional de ciclocrosse

Depois de já ter sido bi-campeão nacional da modalidade, ao vencer os campeonatos nos anos de 2012 e 2013, e de lhe ter fugido o título em 2014, o penafidelense acaba de sagrar-se mais uma vez Campeão Nacional de Ciclocrosse. Competiu no domingo e cumpriu mais uma meta. “O objectivo já estava traçado desde o ano passado: vencer este nacional na categoria elite. Apesar de já ser veterano A continuo filiado na categoria rainha, a elite”, explica o jovem.

Conquistar mais este título é para o atleta da Quinta das Arcas/Interdesign/Xarão “sensacional”, sobretudo quando está a competir com quem faz “vida do ciclismo”. A prova em Paredes não foi fácil, até pelo mau tempo que se fazia sentir, mas o atleta diz que conseguiu controlar bem a prova porque tinha “o trabalho de casa feito”.

Esta vitória dá agora novo ânimo a Vítor Santos para continuar a treinar mais e melhor. O atleta volta à competição já no domingo, para a última prova da Taça de Portugal de Ciclocrosse. Está actualmente no 2.º lugar da geral mas “está tudo em aberto”, garante. As próximas metas são vencer esta prova e entrar bem na Taça de Portugal de XCO, que arranca em Março.

Principais títulos

– Campeão Nacional de Ciclocrosse 2012

– Taça de Portugal de Ciclocrosse 2012

– Campeão Nacional de Ciclocrosse 2013

– Taça de Portugal de Ciclocrosse 2013

– Taça de Portugal de Ciclocrosse 2014

– Vencedor do Troféu Ciclocrosse Sentir Penafiel 2015

– Campeão Nacional de Ciclocrosse 2015