Rafael Sousa, da Penafiel Bike Clube, venceu a segunda e última etapa do XXI Troféu Alves Barbosa, ao cortar a meta em Montemor-o-Velho. A melhor equipa em prova foi a Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel, avançou em comunicado, a Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC).
Tiago Santos, da Alcobaça CC/Crédito Agrícola, segurou a amarela e venceu a geral da competição.
A última etapa, de Arazede a Montemor-o-Velho, teve um percurso de cerca de 80 quilómetros.
A parte inicial da tirada ficou marcada, por algumas tentativas de fuga, mas nenhuma conseguiu ter sucesso.
O último ataque para a vitória chegaria “a 20 quilómetros do final, com Rafael Sousa a lançar-se do pelotão”, explicou a FPC.
Ainda segundo a mesma entidade, o corredor de Penafiel “rolou a solo, conseguido uma vantagem de cerca de 45 segundos para o grupo”, uma diferença que decresceu nos últimos cinco quilómetros, com Rafael Sousa a “cortar a meta isolado, mas já com o pelotão em pano de fundo”.
Logo de seguida, chegaram João Nunes, da Alenquer/G.D.M/Escola Alexandre Ruas, e Mário Gomez, em representação da Camargo Limpiezas Limcam, em segundo e terceiro lugares, respetivamente.
Com o pelotão a chegar praticamente compacto, Tiago Santos, da Alcobaça CC/Crédito Agrícola, manteve a camisola amarela, e com ela a vitória do Troféu Alves Barbosa, vencendo ainda a classificação da montanha.
O segundo classificado à geral, foi Rafael Durães, da Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel, que conquistou ainda a camisola da juventude, e João Nunes fechou na terceira posição.
João Martins, da C.C.Barcelos/A.F.F./Flynx/H.M.Motor, venceu a geral de metas volantes e pontos.
A melhor equipa em prova foi a Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel.