Três homens foram constituídos arguidos no seguimento de uma operação do Dispositivo de Investigação Criminal do Comando Metropolitano da Polícia de Segurança Pública do Porto, relacionada com crimes de furto e desmantelamento de viaturas automóveis na zona Norte do país. Foi detido um homem de 32 anos residente em Penafiel.
Segundo comunicado da PSP, no decurso desta operação foram realizadas oito buscas, sendo duas domiciliárias e seis não domiciliárias, em Valongo, Penafiel, Paredes e Castelo de Paiva.
A força de segurança recuperou dois veículos de gama alta que tinham sido furtados, dois veículos já desmantelados, dois motores de veículos automóveis e várias peças e componentes de carros de diversas marcas.
“De referir que a investigação incidiu sobre um grupo de indivíduos que se dedicava à prática reiterada de furto de veículos para posteriormente e após um processo de desmantelamento, proceder à venda das mesmas em peças”, refere a PSP.
A operação contou ainda com a colaboração da GNR e da Brigada de Protecção Ambiental da PSP (BRIPA). Esta última detectou a prática de ilícitos de natureza ambiental, que originaram multas superiores a 150 mil euros.