Há mais uma centenária no concelho de Penafiel. Arminda da Conceição Silva, natural de Vila Cova, comemorou, esta quinta-feira, 100 anos de vida.
Na festa, promovida pela Associação de Solidariedade Social de Vila Cova, da qual a sénior é utente há mais de 20 anos, participaram cerca de 200 pessoas.
Entre muitos beijos e abraços, cantares de parabéns, prendas e palmas, Arminda agradeceu emocionada e quase sem palavras, com um “obrigado” sentido, o carinho demonstrado por todos.
“Ter cem anos é bom. Tenho muita alegria por ter chegado a esta idade”, disse ao Verdadeiro Olhar, com uma lucidez invejável.
Vida difícil e dedicada ao trabalho
Arminda da Conceição Silva nasceu a 20 de Abril de 1917, em Vila Cova, Penafiel, numa família humilde e de trabalhadores, com mais cinco irmãos. Foi nessa freguesia que foi baptizada, fez comunhão e casou.
Teve uma vida dura, dedicada ao trabalho da lavoura desde muito cedo. “Nem sei como cheguei até aqui. Antes a vida era muito diferente, era só trabalho”, conta a centenária que tem cinco filhos, 10 netos, 8 bisnetos e cinco trinetos.
Actualmente, os seus dias são divididos entre a associação e a casa do filho, onde dorme. “Gostei da festa e gosto de frequentar o centro de dia. Tenho cá muitos amigos”, garante a sénior.
Entre os 120 utentes que frequentam o centro de dia, o centro de convívio e o serviço de apoio domiciliário da Associação de Solidariedade Social de Vila Cova, há neste momento duas centenárias. Ana Clementina Ferreira tem 101 anos (faz 102 em Julho).
A festa foi feita de palavras sentidas e muitos presentes. Margarida Nunes, presidente da direcção da Associação, lembrou que Arminda da Conceição Silva é utente há 22 anos. “É um privilégio para nós tê-la como nossa utente. Muito temos aprendido com o seu exemplo de mulher determinada e independente. Que Deus lhe conserve esse sorriso doce, esse brilho nos olhos e essa vontade de viver”, disse.
Também o presidente da Câmara Municipal de Penafiel marcou presença. “É uma alegria enquanto autarca poder estar aqui a celebrar a vida de uma concidadã que passou por duas guerras e, com certeza, por muitos obstáculos e dificuldades”, afirmou Antonino de Sousa.
O autarca aproveitou para lembrar que a Câmara de Penafiel foi a primeira do país a criar uma Comissão de Protecção ao Idoso, “para que todos os seniores sejam bem tratados e respeitados no concelho”. Deixou ainda o convite a todos para participarem no Dia dos Avós, a 26 de Julho, quando serão também inauguradas as obras da segunda fase de ampliação do Parque da Cidade de Penafiel.
Na festa estiveram utentes das valências da Associação de Vila Cova e também da Associação para o Desenvolvimento de Rio de Moinhos.