Neste terceiro e último mandato de José Manuel Ribeiro como presidente da Câmara de Valongo quase não há alterações, no que toca à delegação de competências nos vereadores, em relação aos últimos quatro anos. Também não há novidades na vice-presidência. Ana Maria Rodrigues continua no cargo.
As caras são as mesmas – à excepção de Ivo Vale Neves, até agora presidente da Junta de Valongo que foi eleito vereador – e os pelouros mantêm-se quase sem alterações.
Nas mãos de José Manuel Ribeiro continuam as áreas da Protecção Civil, Planeamento Estratégico e Captação de Investimento, Inovação, Internacionalização, Finanças Municipais, Gabinete Jurídico, Ambiente, Cidadania e Saúde.
Ana Maria Rodrigues, que continua a ser vice-presidente da Câmara, tutela mais uma vez a Cultura, Turismo, Recursos Humanos e Informação e Apoio aos Munícipes. Ganha apenas mais um pelouro, o único que troca de mãos. Passa a ser responsável pela Fiscalização, área antes sob a alçada de Paulo Esteves Ferreira.
Ivo Vale Neves, o novo vereador, fica apenas com a área da Logística (no anterior mandato da responsabilidade de José Delgado, que não foi reeleito), e fica ainda com o único novo pelouro criado: Relações Institucionais com as Freguesias.
A Educação, Empreendedorismo Social e Juventude mantêm-se sob a alçada de Orlando Rodrigues, enquanto Manuela Duarte continua à frente da Acção Social e Habitação Social.
Paulo Esteves Ferreira volta a assumir as Obras Municipais, Financiamentos Comunitários e Mobilidade, Licenciamento de Obras Particulares e Desporto.
Os vereadores eleitos pela coligação Unidos por Todos (PSD/CDS-PP), Miguel Santos, Mário Duarte e Maria João Magalhães, que completam o executivo municipal, não assumem qualquer pelouro.