O presidente da Câmara de Penafiel já delegou pelouros para o mandato 2021-2025. Só os eleitos pela coligação PSD/CDS-PP vão tutelar áreas, mas, com a entrada de mais uma vereadora, foram feitos ajustamentos.
Segundo a informação divulgada, não foi, para já, atribuído o cargo de vice-presidente da Câmara a nenhum dos vereadores. Passa a haver mais um vereador com pelouros que no mandato anterior.
Assim, Antonino de Sousa, que presidirá à Câmara de Penafiel pelo terceiro mandato consecutivo, vai manter sob a sua alçada os pelouros da Coordenação Geral, Gestão Financeira, Relação com as Freguesia e Obras Municipais. Abre mão da Família e Inclusão Social, área que passa a ser tutelada pela nova vereadora do executivo, Daniela Oliveira. Esta eleita ganha ainda o pelouro da Habitação e “rouba” o pelouro da Saúde a Susana Oliveira.
Pedro Santana Cepeda fica com os pelouros de Planeamento, Mobilidade e Ordenamento do Território, com a Captação de Investimento, Gestão de Fundos Comunitários e Inovação, a Cooperação Internacional e a Juventude e o Desporto, áreas em tudo idênticas às do anterior mandato.
Susana Oliveira, vice-presidente da Câmara no anterior mandato, também se mantém à frente das mesmas áreas, embora os pelouros tenham sido reformulados. Assim, vai gerir a Cultura e Património, Desenvolvimento Rural, Qualidade dos Serviços, Transição Digital e Cidadania e Sustentabilidade Ambiental e Eficiência Energética. “Rouba” a Rodrigo Lopes os Recursos Humanos.
A Educação, Protecção Civil e Defesa da Floresta e Recursos Jurídicos continuam nas mãos de Rodrigo Lopes, que ganha ainda a tutela da Manutenção de Vias e Equipamentos.
Adolfo Amílcar fica responsável pela Gestão Urbanística e Informação Geográfica, Fiscalização Municipal e Licenciamentos Diversos, Turismo e Feiras e Etnografia, Artesanato e Produtos Locais, como no mandato anterior.
Os três eleitos do Partido Socialista serão vereadores sem pelouro.
Recorde-se que nas eleições de 26 de Setembro Antonino de Sousa reforçou a maioria e elegeu mais um vereador.