Pedro Mendes é o novo presidente da Comissão Política Concelhia do PSD/Paredes. O actual vereador obteve a preferência dos 55,5 por cento dos 929 militantes que, no último sábado, participaram no acto eleitoral.

Na mesma altura, os social-democratas escolheram a composição da Mesa da Assembleia, órgão que passará a ser presidido por Inácio Costa.

Quer Pedro Mendes, quer Inácio Costa integraram a lista A e tinham como opositores Joaquim Neves e Camilo Mota.

 

929 militantes foram às urnas

55,5 por cento do total dos votos tornou Pedro Mendes o próximo presidente da Comissão Política do PSD/Paredes. Em termos absolutos, o responsável por pelouros como o Ambiente ou Urbanismo na autarquia paredense teve a preferência de 516 dos 929 votantes. Já a lista B, liderada por Joaquim Neves, não foi além dos 380 votos, o equivalente a 40,9 por cento.

Nas eleições de sábado, registaram-se ainda 18 votos em branco e 15 votos nulos. A abstenção ficou-se pelos 24,1 por cento (295 dos 1224 militantes em condições de votar não o fizeram).

 

Inácio Costa vai liderar Mesa da Assembleia

A lista A liderada por Pedro Mendes também conseguiu ganhar a corrida para a Mesa da Assembleia, órgão que passará a ser liderado por Inácio Costa. O ex-vereador de Granja da Fonseca obteve 57,8 por cento dos votos, deixando Camilo Mota, candidato da lista B, a uma distância considerável.

As eleições no PSD/Paredes serviram ainda para eleger os delegados ao XXXVI Congresso Nacional do PSD. E aí também a proposta apresentada pela lista A, e que era encabeçada por Granja da Fonseca, elegeu cinco dois oito delegados.

 

Lista de Granja da Fonseca elegeu cinco delegados ao congresso

A eleição que se realizou no passado fim-de-semana estava a gerar grande expectativa no seio do PSD/Paredes. Com Celso Ferreira impedido pela lei de se recandidatar a um novo mandato na presidência da Câmara Municipal, este acto eleitoral foi encarado como umas primárias para a escolha do candidato a apresentar pelos social-democratas nas próximas eleições autárquicas.

No início, a corrida chegou a contar com quatro militantes, nomeadamente Joaquim Neves, Raquel Moreira da Silva, Pedro Mendes e Inácio Costa. Porém, Raquel Moreira da Silva desistiu dias depois de ter tornado público o seu projecto. E Inácio Costa acabou por integrar a lista de Pedro Mendes, ficando a disputa limitada ao vereador e a Joaquim Neves.