Pedro Machado Ferreira, atleta de Penafiel, mas que representa o Lousada Voleibol Clube, venceu o Torneio de Xadrez do Paredes Golfe Clube, uma competição que contou com três dezenas de participantes de várias idades.
Entre os competidores estiveram nomes de destaque no panorama distrital, como Tomás Freitas, atual campeão distrital sub-16 de partidas semi-rápidas, na época passada, e Mateus Bessa, terceiro classificado, no mesmo campeonato. Também Pedro Machado Ferreira que foi vice-campeão distrital sub-16, em 2022/23, no ritmo de partidas semi-rápidas.
O torneio decorreu na Club House do Campo do Aqueduto, com seis rondas disputadas ao longo da manhã. Pedro Machado Ferreira, do Lousada Voleibol Clube, sagrou-se vencedor com 5,5 pontos, tendo o jovem penafidelense um percurso de de cinco vitórias e um empate.
Tomás Freitas, outro jovem xadrezista penafidelense, mas a defender as cores do clube maiato do “O Amanhã da Criança”, terminou em segundo lugar, com cinco pontos.
Já Ivo Ferreira, jovem sub16 do Lousada Voleibol Clube, fechou o pódio na terceira posição, com a mesma os mesmos pontos.
Este foi o primeiro torneio organizado pela nova secção de xadrez do Paredes Golfe Clube que, e segundo a organização, se traduziu num “grande sucesso”.
António Manuel Bessa, presidente da coletividade enalteceu a “elevada adesão ao evento”, destacando a semelhança entre o golfe e o xadrez em termos de “concentração e gestão emocional”. Além disso, sublinhou a importância desta nova oferta desportiva, alinhada com o crescente interesse pelo xadrez na região, impulsionado, sobretudo, através do desporto escolar.