O número de pedidos de apoio à Junta de Freguesia no âmbito do Projecto Rebordosa Social “triplicou, comparativamente com períodos homólogos de anos sem pandemia”. Estão “sobretudo relacionados com trabalhadores em situação de regime lay-off e pais que são obrigados a faltar ao trabalho para prestar assistência inadiável aos filhos”, adianta aquela autarquia local.
Criado em 2012, este projecto é “uma das prioridades do executivo da Junta de Freguesia de Rebordosa”. “No terreno há nove anos, é em períodos como o que atravessamos, de pandemia provocada pelo surto da Covid-19, que ganha uma importância acrescida e se adapta às novas exigências”, afirma a Junta em nota de imprensa.
A mesma fonte refere que as principais áreas de acção passam pelo apoio às famílias em situação de vulnerabilidade social e económica, nomeadamente no apoio alimentar através da entrega de cabazes mensais, no apoio ao pagamento de electricidade, na impressão dos trabalhos escolares para as crianças que frequentam as escolas da freguesia e que não têm recursos próprios, e na sinalização e encaminhamento, nos casos que justifiquem, para instituições competentes de apoio psicológico e de reinserção profissional e social.