O PCP defendeu esta sexta-feira a integração, no Orçamento de Estado para 2024 (OE2024) a construção do Itinerário Complementar 35 (IC35), destinado a assegurar a ligação rodoviária entre Penafiel e Sever do Vouga (IP5/A25) e a eliminação das portagens nas ex-SCUT.
A ideia original do IC 35 seria a ligação das autoestradas A4 e A25, pelo interior dos distritos de Veiro e Porto, que se encontram em carência de acessibilidades. Ligaria Penafiel a Sever do Vouga, atravessando pelo meio os concelhos de Castelo de Paiva, Arouca e Vale de Cambra.
Em comunicado, enviado ao Verdadeiro Olhar, a Direcção da Organização Regional do Porto (DORP) do PCP, aponta que a proposta do OE2024, apresentado pelo Governo socialista, não dá respostas aos problemas do país e, sobretudo da região, e apelam à necessidade da maioria parlamentar seguir estas propostas apresentadas de não continuar a adiar soluções que são “justas aspirações” do Norte.
Para além destas propostas, o PCP defende ainda na mesma nota a reabertura da linha ferroviária do Tâmega, que ligava Amarante e Livração e cujo serviço foi suspenso em 2009, a remodelação do hospital de São João, no Porto, e a ampliação do quartel dos bombeiros do Marco de Canaveses, assim como a elaboração de um plano de desenvolvimento do Metro do Porto.
“O PCP não apresenta propostas para preencher obrigações parlamentares. Fá-lo com a convicção de que, respondendo a problemas concretos das populações, são justas, necessárias e exequíveis”, concluiu a nota dos comunistas.